A origem do historicismo ‘viquiano’: temas e pontos-de-vista do De ratione
Résumé
Enquanto ‘Oração inaugural’, o De ratione tinha como objetivo principal exortar os jovens estudantes da Universidade de Nápoles e encorajá-los a cultivar o conhecimento moderno, buscando sua unidade. Isso significava alimentar – entre os juristas napolitanos – a consciência civil de que o fenômeno da neofeudalização requeria uma orientação diferente. O objetivo básico, no entanto, permaneceu a necessidade de uma revolução gnoseológica, e, para tanto, Vico tirou proveito da reinterpretação de autores como Platão e Agostinho, Bacon, Descartes e Galileu.
Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.