<b>A agroindustrialização da uva como alternativa para a agricultura familiar</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v31i1.7334
Résumé
Este artigo analisa as expectativas de retorno associadas à agroindustrialização da uva como alternativa para a agricultura familiar, na região dos Campos Gerais, Estado do Paraná. Detalham-se os investimentos, os custos de produção e a rentabilidade financeira inerentes a esta atividade, tendo por base a produção de uva para consumo in natura e o processamento de vinho, suco e geleia. A metodologia utilizada, baseada no fluxo de caixa descontado, consistiu na geração de retorno e riscos. Verificou-se neste trabalho que o processamento de uva (geleia, vinho e suco) gera benefício financeiro sustentável para o agricultor, chegando, no caso da geleia, a elevar em 168% a receita líquida do produtor.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.