<b>As crises mundiais e a produção de alimentos no Brasil</b> - doi: 10.4025/actascihumansoc.v35i1.18497
Resumo
As crises mundiais se encontram em voga em todos os países do mundo. As discussões trazidas neste ensaio abordam, de forma especial, a crise ambiental, social e econômica, sendo que apresentamos análises e estudos especificamente do caso brasileiro. Evidenciaremos modelos antagônicos de agricultura como o campesinato versus o agronegócio e, diante disso, as principais políticas de créditos agrícolas em vista da produção de alimentos. As reflexões são feitas, inclusive, a partir de dados disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Destacamos como relevante a urgência de pensar e projetar outras formas de desenvolvimento, para além do crescimento econômico, no sentido de potencializar a agroecologia, bem como a valorização do trabalho camponês feminino, no que tange ao cuidado do planeta e a produção de alimentos saudáveis.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.