O ensino religioso na escola pública brasileira
Resumen
A constatação da forte presença do ensino religioso na escola pública brasileira originou esta pesquisa, cujo objetivo principal é analisar as relações da Igreja Católica com o Estado brasileiro, especialmente no que diz respeito à disciplina de educação religiosa. São analisados aqui os textos constitucionais brasileiros do início da República até a Constituição de 1988, onde se podem constatar as raízes históricas desse entrelaçar de interesses e, ao mesmo tempo, desavenças entre Igreja e Estado. Isso resultou na presença do ensino religioso no espaço público e laico, com exceção de um curto espaço de tempo, que foi nas duas primeiras décadas do século XX, isto é, logo após a Proclamação da República, retornando, para ficar, em 1934, como disciplina facultativa. A compreensão do tema pode contribuir para um estudo mais global da educação brasileira. A análise dessa relação leva também à discussão sobre a composição das classes dominantes brasileiras bem como seu papel na educação.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.