Caracterizando o bom aprendiz em língua materna

  • Renilson José Menegassi UEM
Palavras-chave: aprendiz, características, ensino, língua materna

Resumo

Conhecer as características de um bom aprendiz em língua materna possibilita ao professor ampliar seus conhecimentos sobre o processo ensino-aprendizagem, alterar suas práticas teórica e pedagógica e auxiliar outros aprendizes. Para responder à questão “Quais as características de um bom aprendiz em língua materna?”, foi conduzida, em 1995, pesquisa no curso de Letras da UEM-PR, utilizando-se um de seus acadêmicos como sujeito de investigação. Os objetivos eram descobrir as características do bom aprendiz e refletir sobre suas implicações no ensino e aprendizagem de língua materna. O trabalho teve por suporte teórico a literatura pertinente à Lingüística Aplicada. Os resultados demonstraram a existência de quinze características, além das oito propostas pela literatura.

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Biografia do Autor

Renilson José Menegassi, UEM
Relizou seu curso de Mestrado em LingÜística na Universidade Federal de Santa Catarina, investigando os processos de leitura em sala de aula. No curso de Doutorado em Letras, realizado na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis), investigou os processos de revisão e reescrita em textos de alunos do curso de Letras. Sua linha de pesquisa é a do Ensino e Aprendizagem de Línguas, enfatizando-se a leitura e a escrita em situação de ensino. Coordena o Grupo de Pesquisa Interação e Escrita no Ensino e Aprendizagem (UEM/CNPq), cuja página eletrônica apresenta toda sua produção, assim como a dos membros do grupo: www.escrita.uem.br. Atua na graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá e no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição. É, também, membro do Comitê Assessor de Lingüística e Letras da Fundação Araucária, no estado do Paraná Currículo Lattes
Publicado
2008-07-04
Como Citar
Menegassi, R. J. (2008). Caracterizando o bom aprendiz em língua materna. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 20, 39-46. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v20i0.4217
Seção
Literatura e Linguística