<strong>Razão e subjetividade no pensamento de Tomás de Aquino: alguns desdobramentos na contemporaneidade</strong> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v30i1.5103

  • Terezinha Oliveira UEM
  • Roberta Stubs Parpinelli UEM
Palavras-chave: educação, razão, subjetividade, singularização, Tomás de Aquino.

Resumo

Este texto se apropria de algumas contribuições teóricas de Tomás de Aquino para entender suas concepções de razão e de intelecto, assim como o papel desempenhado pelas mesmas no período medieval. Para tanto, é necessário refletir sobre a influência da Igreja e da filosofia cristã na constituição da sociedade daquela época. Neste contexto, destaca-se a relação entre razão-subjetividade no pensamento de Aquino. Sobre este aspecto, fazemos uma breve conceituação sobre a subjetividade a partir das contribuições teóricas de Deleuze e Guattari (1996) e sobre a importância do intelecto humano na sua constituição. Aquino concebe a razão humana como potência de ação dos sujeitos na busca pelo conhecimento, fato que possibilita um contraponto com o conceito de razão instrumental, calcado por Adorno e Horkheimer (1985), e com a singularização, entendida como uma possibilidade de desenvolver a potência intelectiva dos homens, assim como de constituir subjetividades mais conscientes na sociedade contemporânea.

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Biografia do Autor

Terezinha Oliveira, UEM
Aoncluiu o doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (Assis) em 1997. Realizou, em 2005, Estágio de Pós-Doutorado em Filosofia da Educação, na Faculdade de Educação da USP. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Maringá e Bolsista Produtividade. Publicou 22 artigos em periódicos especializados e 269 trabalhos em anais de eventos. Possui 5 livros e 9 capítulos publicados. Possui 177 itens de produção técnica. Participou de 4 eventos no exterior e 59 no Brasil. Orientou 18 Dissertações de Mestrado em Educação, 20 Projetos de Iniciação Científica e 8 Monografias de Especialização nas áreas de Educação, Filosofia e História. Atua na área de Educação, com ênfase em História da Educação. Em suas atividades profissionais interagiu com 40 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu Curriculo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Fundamentos da Educação, Educação Medieval, História da Educação na Idade Média, Transformação Social, Universidade Medieval, Educação, Filosofia Medieval, História da Educação, Escolástica e História Currículo Lattes
Publicado
2008-09-18
Como Citar
Oliveira, T., & Parpinelli, R. S. (2008). <strong>Razão e subjetividade no pensamento de Tomás de Aquino: alguns desdobramentos na contemporaneidade</strong&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v30i1.5103. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 30(1), 67-76. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v30i1.5103
Seção
Filosofia e Educação