Um método novo para a ciência do homem moderno
Resumo
Este estudo faz uma análise da obra De nostri temporis studiorum ratione (1709), na qual Vico opõe ao novo método de inventio a topica decorrente do reconhecimento de verdades secundárias (verisimilia) típicas de ciências que atendem à necessidade de atividade prática, alinhada aos admiráveis ensinamentos de seu mestre Bacon, embora expurgados da fé na perfeição utópica e abstrata do conhecimento humano. Juntamente com a medicina e a moralidade, a iurisprudentia é capaz de expressar o novo critério da verdade, que equivale a colocar o senso comum em oposição à racionalidade abstrata.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.