Hermenêutica Reconstrutiva de Habermas na Educação: perspectivas atuais

perspectivas atuais

Mots-clés: Herméneutique reconstructive. Recherche en éducation. Intercompréhension textuelle. Technologies numériques.

Résumé

O trabalho problematiza a hermenêutica habermasiana como forma de produzir um olhar autocrítico no campo da educação. Para o desvelamento das contradições presentes no progresso técnico-científico, realizamos uma reflexão de origem hermenêutica e contra-hegemônica, no sentido de questionar as práticas homogêneas vigentes. As transformações na relação entre humanos e máquinas levantam questões sobre os efeitos do uso excessivo de tecnologia na vida moderna e na capacidade das pessoas de interpretar e encontrar significado em um mundo complexo. Essas ambiguidades e contradições da era digital estão enraizadas na interseção entre linguagem oral, tecnologia simbólica e ciências humanas. A super estimulação e a interconexão híbrida proporcionadas pelo uso das tecnologias digitais entram em conflito com a necessidade de calma e desaceleração para cultivar novas formas de existência, que promovam experiências hermenêuticas densas e sensíveis, como a criação de ambientes propícios à escuta atenta, à concentração e ao raciocínio conjunto, reconhecendo a complexidade inerente aos seres humanos. A necessidade de desacelerar e promover experiências de escuta e reflexão se choca com a super estimulação digital. A abordagem hermenêutica reconstrutiva na educação destaca a importância de uma interpretação crítica e profunda para lidar com esses desafios. Só pressupondo que existe uma circularidade dialógica no processo compreensivo, poderemos pensar em outras práticas abertas aos múltiplos discursos, que elucidam as contradições dos conhecimentos e a complexidade dos processos educacionais. A hermenêutica reconstrutiva permite discutir os contrapontos e as problemáticas ocultas das tradições culturais, expandindo os horizontes que ganham sentido no diálogo com o outro.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Références

Referências

André, M. (2001). Pesquisa em Educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, 113, 51-64.

Candau, V. M. F. (2011). Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem fronteiras, 11(2), 240-255.

Conte, E., & Habowski, A. C. (2019). O agir comunicativo na educação como dispositivo e autoridade epistêmica à práxis tecnológica. Educação and Sociedade, 40, 1-16. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302019193424

Conte, E., & Martini, R. M. F. (2019). Fenomenologia e hermenêutica: um desafio para a educação? Veritas, 64(2), 1-28. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-6746.2019.2.28372

Conte, E., & Flores, C. G. de C. (2019). Os resultados da hermenêutica à compreensão das pesquisas em educação. Barbarói, 53, 67-88. DOI: https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i53.6566

Conte, E. (2012). Aporias da performance na educação (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Coutinho, M. de S. (2002). Racionalidade comunicativa e desenvolvimento humano em Jurgen Habermas: bases de um pensamento educacional. Lisboa, PT: Colibri.

Dalbosco, C. A., Santa, F. D., & Baroni, V. (2018). A hermenêutica enquanto diálogo vivo: contribuições para o campo da pesquisa educacional. Educação, 41, 145-153. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.24967

Devechi, C. P. V., & Trevisan, A. L. (2010). Sobre a proximidade do senso comum das pesquisas qualitativas em educação: positividade ou simples decadência? Revista Brasileira de Educação, 15(43), 148-161. DOI: https://doi.org/10.1590/S141324782010000100010

Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra.

Gatti, B. A. (1999). Algumas considerações sobre procedimentos metodológicos nas pesquisas educacionais. EccoS Revista Científica, 63-79.

Grondin, J. (1999). Introdução a hermenêutica filosófica (B. Dischinger, Trad.). São Leopoldo, RS: Editora Unisinos.

Habermas, J. (1987). Dialética e Hermenêutica. Para a crítica da hermenêutica de Gadamer. Porto Alegre, RS: L&PM.

Habermas, J. (1997). Direito e democracia: entre facticidade e validade (F. Beno Siebeneichler, Trad.). Rio de Janeiro, RJ: Tempo brasileiro.

Habermas, J. (2003). Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro, RJ: Tempo Brasileiro.

Habermas, J. (2002). Racionalidade e comunicação. Lisboa, PT: 70.

Habermas, J. (2015). Teoria política: obras escolhidas de Jürgen Habermas. Lisboa, PT: 70.

Habermas, J. (2009a). A lógica das ciências sociais. Petrópolis, RJ: Vozes.

Habermas, J. (2009b). Verdade e justificação: ensaios filosóficos (M. C. Mota, Trad.). São Paulo, SP: Loyola.

Habermas, J. (2012). Teoria do agir comunicativo 2: sobre a crítica da razão funcionalista (F. B. Siebeneichler, Trad.). São Paulo, SP: Martins Fontes.

Han, B.-C. (2017). Sociedade do cansaço (Ê. P. Giachini, Trad.). Petrópolis, RJ: Vozes.

Macedo, A. C., & Devechi, C. P. V. (2022). Solidariedade intelectual: aproximando interseccionalidade e hermenêutica reconstrutiva nas pesquisas em educação. Educação e Filosofia, 36(77), 951-975. DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n77a2022-64209

Petry, C., & Casagrande, A. L. (2019). A educação e o ‘fenômeno digital’ na sociedade contemporânea. Práxis Educativa, 14(2), 622-637. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n2.012

Reale, G. (2015). Salvar a escola na era digital. São Paulo, SP: Ideias and Letras.

Rifkin, J. (2010). La civilización empática: la carrera hacia una conciencia global en un mundo en crisis. Barcelona, ESP: Paidós.

Selwyn, N. (2017). Educação e Tecnologia: questões críticas. In G. M. dos S., L. Ferreira, A. da S. Rosado, & J. de S. Carvalho (Org.). Educação e tecnologia: abordagens críticas (85-103). Rio de Janeiro, RJ: Universidade Estácio de Sá.

Sgró, M. (2007). Educação pós-filosofia da história: racionalidade e emancipação. São Paulo, SP: Cortez.

Trevisan, A. L., Devechi, C. P. V., & Tauchen, G. (2022). A hermenêutica reconstrutiva habermasiana na pesquisa em educação. Gestão and Aprendizagem, 11, 91-111.

Zubof, S. (2021). A era do capitalismo de vigilância. Intrínseca.

Publiée
2024-12-13
Comment citer
Conte, E., Santos, F. R. dos, & Cardoso, C. B. dos S. (2024). Hermenêutica Reconstrutiva de Habermas na Educação: perspectivas atuais. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 46(3), e71873. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v46i3.71873
Rubrique
Filosofia e Educação