<b>O <em>Manifesto do Partido Comunista</em> e a Educação, ou como formar o revolucionário</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v29i2.919

  • Marcos Roberto Pirateli FEE-Paranavaí
Palavras-chave: Marxismo, Manifesto do Partido Comunista, revolução, História, Educação

Resumo

Neste artigo, pretendeu-se explanar o processo prático-teórico do método marxiano, apontando para o seu comprometimento com a transformação social, ou para o seu conceito de crise, crítica e práxis; para tanto, privilegiou-se a investigação do caráter educativo do Manifesto do Partido Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels, identificando nele alguns pontos que levariam à formação do revolucionário, mediante movimento de classe, destruidora do modo de produção capitalista. Na prática, a revolução deveria ser proletária, consciente e comunista: em suma, o programa proletário constituiu na desarticulação das relações sociais do capitalismo, que não podia ser outra coisa que a destituição do princípio da propriedade privada e da exploração de uma classe sobre a outra. Daí a educação no Manifesto, ou a educação marxiana, não ser outra coisa senão formar o homem possuidor da (cons)ciência, do ser histórico ao ser da História, isto é, da práxis: em 1848 o revolucionário.

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Biografia do Autor

Marcos Roberto Pirateli, FEE-Paranavaí
possui mestrado em Educação (área de concentração: Fundamentos da Educação) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (em 2006) e graduação em História (2002) pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História e Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Santo Agostinho, Antigüidades cristã, Patrística, Fundamentos da Educação Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3031442948722469
Publicado
2008-02-25
Como Citar
Pirateli, M. R. (2008). <b>O <em>Manifesto do Partido Comunista</em> e a Educação, ou como formar o revolucionário</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v29i2.919. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 29(2), 195-204. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v29i2.919
Seção
Educação