<b>Construções negativas na fala de moradores da zona rural do município de Piranga, Estado de Minas Gerais: uma análise variacionista</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v34i2.15149
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo descrever e analisar construções negativas na fala de moradores da zona rural do município de Piranga, estado de Minas Gerais. As construções selecionadas foram: [Não V]; [Não V Não] e [V Não]. O arcabouço teórico-metodológico utilizado para a realização do trabalho foi a Sociolinguística. Para efeito de descrição, foram considerados dois fatores externos: o sexo e a faixa etária. A partir da análise do corpus e da comparação com outros trabalhos sobre as negativas no dialeto mineiro – Camargos (1998), Alkmim (2001) e Sousa (2004) –, verificou-se que as variantes inovadoras [Não V Não] e [V Não] apresentam um perfil de uma possível mudança em progresso e que o sexo masculino estaria levando à frente esta mudança.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.