<b>Polifonia: negação e resistência no texto escrito</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v35i4.16169

  • Adriana Aparecida Vaz da Costa Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: indígena, enunciado, negação, polifonia, políticas de inclusão

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo fazer um estudo sobre a polifonia em enunciados negativos selecionados de textos produzidos por estudantes indígenas no contexto do IV Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná (UEM, 2005). Entendida como um dos mecanismos de apreensão e explicitação da polifonia, a negação polêmica constituirá o eixo central de nossa análise. Nos enunciados analisados, observamos que: a) a polifonia pode se apresentar como estratégia do locutor para negar determinados pressupostos por meio da voz de outro locutor e eximindo-se, assim, da responsabilidade da negação; b) a negação pode se apresentar como um modo de resistência do locutor indígena a determinados saberes que circulam na sociedade brasileira negando-se uma perspectiva presente no enunciado afirmativo.

 

 

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Biografia do Autor

Adriana Aparecida Vaz da Costa, Universidade Estadual de Campinas

Professora Colaboradora no Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Doutoranda na Unicamp.

Publicado
2013-06-07
Como Citar
Costa, A. A. V. da. (2013). <b>Polifonia: negação e resistência no texto escrito</b&gt; - doi: 10.4025/actascilangcult.v35i4.16169. Acta Scientiarum. Language and Culture, 35(4), 337-344. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v35i4.16169
Seção
Linguística

 

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