<b>Polifonia: negação e resistência no texto escrito</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v35i4.16169
Resumen
O presente trabalho tem por objetivo fazer um estudo sobre a polifonia em enunciados negativos selecionados de textos produzidos por estudantes indígenas no contexto do IV Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná (UEM, 2005). Entendida como um dos mecanismos de apreensão e explicitação da polifonia, a negação polêmica constituirá o eixo central de nossa análise. Nos enunciados analisados, observamos que: a) a polifonia pode se apresentar como estratégia do locutor para negar determinados pressupostos por meio da voz de outro locutor e eximindo-se, assim, da responsabilidade da negação; b) a negação pode se apresentar como um modo de resistência do locutor indígena a determinados saberes que circulam na sociedade brasileira negando-se uma perspectiva presente no enunciado afirmativo.
Descargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.