<b>Entre o rosto e a máscara: identidades e verdades em tensão</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v35i3.16212

  • Lílian Lopondo Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Aurora Gedra Ruiz Alvarez Universidade Presbiteriana Mackenzie
Palavras-chave: duplo, identidade, máscara, autoconsciência

Resumo

O presente trabalho analisa a peça O Fantasma da Ópera tendo em vista a questão dos duplos. Serão examinados os papéis das máscaras e dos espelhos na constituição da identidade das personagens centrais e, até certo ponto, o diálogo com a obra de Leroux. Seus pressupostos teóricos fundamentam-se sobre as reflexões de Bakhtin acerca da interação entre o eu e o outro na formação da autoconsciência e da natureza dialógica da verdade.

 


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Biografia do Autor

Lílian Lopondo, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Profª Drª do Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana
Aurora Gedra Ruiz Alvarez, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Professora Drª do Programa de Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Publicado
2013-03-27
Como Citar
Lopondo, L., & Alvarez, A. G. R. (2013). <b>Entre o rosto e a máscara: identidades e verdades em tensão</b&gt; - doi: 10.4025/actascilangcult.v35i3.16212. Acta Scientiarum. Language and Culture, 35(3), 211-219. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v35i3.16212
Seção
Literatura

 

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