<b>Interpretando temáticas hegemônicas no forró eletrônico<b>

  • Jean Henrique Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: teoria crítica, estudos culturais, indústria cultural, música popular, forró eletrônico

Resumo

O presente ensaio objetivou tecer uma análise das temáticas hegemônicas no mercado musical do forró eletrônico. Recorrendo tanto à contribuição da teoria crítica de Theodor W. Adorno quanto aos Estudos Culturais, efetivou-se o exercício de se perceber: a) os principais clichês e padrões temáticos do gênero; b) os esquemas de significados dessas temáticas e c) algumas hipotéticas implicações referentes ao consumo, desembocando, portanto, na possibilidade de determinadas relações de dominação serem reforçadas no (e pelo) consumo do forró eletrônico.

 

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Biografia do Autor

Jean Henrique Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Sociólogo (DCS/UFRN), bacharel em Turismo (UnP), esp. Demografia (DEST/UFRN), mestre em Geografia (PPGe/UFRN) e doutor em Ciências Sociais (PGCS/UFRN). Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. E-mail: jeanhenrique@uern.br

Publicado
2014-03-18
Como Citar
Costa, J. H. (2014). <b>Interpretando temáticas hegemônicas no forró eletrônico<b&gt;. Acta Scientiarum. Language and Culture, 36(1), 93-102. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v36i1.20245
Seção
Literatura

 

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