<b>Caracterização fonológica dos segmentos vocálicos em Prata - MG
Resumo
O presente artigo discute a caracterização dos segmentos vocálicos por meio dos traços distintivos, seguindo uma especificação de traços conforme uma abordagem mais tradicional. Os traços [alto] e [ATR] são usados para estabelecer uma distinção com relação às vogais médias. Apenas o traço [-ATR] é responsável por identificar um grupo comum entre as vogais médias baixas e a vogal baixa. Os dados do dialeto de Prata, cidade situada no Triângulo Mineiro, revelam que há um número considerável de casos que apontam o abaixamento vocálico motivado, sobretudo, pelo processo de harmonia vocálica. Isto quer dizer que a vogal média baixa e a vogal baixa em posição tônica ou contígua interferem na produção da vogal média baixa em posição pretônica. Conforme a Teoria da Otimalidade, mais especificamente o ranqueamento parcial de restrições, é possível estabelecer um ranqueamento para os casos voltados para a harmonia vocálica motivada pelo traço [-ATR].
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.