<b><i>O coração das trevas</i>: relato de uma alteridade silenciada
Resumo
O coração das trevas, de Joseph Conrad, é uma narrativa repleta de lacunas, que podem ser completadas pelo leitor de diferentes maneiras. Essas lacunas envolvem tanto o que é silenciado pela narrativa quanto a escuridão indevassável aos olhos do narrador. Assim, a crítica literária, a partir de diferentes perspectivas, tem aplicado a essas aberturas seus olhares característicos e, em consequência, descoberto múltiplas possibilidades de leitura do texto de Conrad. Este trabalho pretende expor diferentes formas de interpretar o não dito e o indevassável a partir de diferentes teorias contemporâneas da literatura: a Desconstrução, a Crítica Psicanalítica, a Crítica da Recepção e o Novo Historicismo. Para tanto, utilizam-se como referenciais teóricos os ensaios de J. Hillis Miller, Frederick R. Karl, Ross C. Murfin, Adena Rosmarin e Brook Thomas, presentes na coletânea Heart of darkness: a case study in contemporary criticism, editado por Ross C. Murfin. O objetivo é demonstrar como as diferentes perspectivas, tomadas em conjunto, corroboram a relatividade da interpretação, ao mesmo tempo em que afirmam a impossibilidade, por parte do ‘europeu civilizado’, de uma compreensão plena do sentido da narrativa que ele mesmo tece sobre a cultura que pretende dominar.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.