<b>Concepções de cultura no ensino de línguas: reflexões para a formação professores
Resumo
A crescente comunicação intercultural por meio das tecnologias digitais no mundo atual nos faz refletir sobre a necessidade de repensarmos a relação entre língua, cultura e sociedade na formação de professores de línguas. Neste artigo, discutiremos alguns dos resultados de uma pesquisa qualitativa conduzida no contexto do projeto ‘Teletandem Brasil’, da Unesp, em um curso de formação continuada para professores de língua estrangeira da rede pública. Os resultados evidenciam a tendência dos professores de tratar cultura como um conjunto de conhecimentos sobre os produtos, práticas e perspectivas de um povo, geralmente associados a um estado-nação homogêneo, estanque e isento de conflitos. Os impactos de tais resultados para a formação de professores de línguas apontam para a necessidade de uma revisão da base de conhecimentos de tal formação no que se refere ao ensino e à aprendizagem de cultura em sala de aula de língua estrangeira, a fim de dissociá-lo da ideia de um corpo homogêneo, fixo e transparente de conhecimentos.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.