<b>Concepções de cultura no ensino de línguas: reflexões para a formação professores

  • Ana Cristina Biondo Salomao Universidade Estadual Paulista

Resumen

A crescente comunicação intercultural por meio das tecnologias digitais no mundo atual nos faz refletir sobre a necessidade de repensarmos a relação entre língua, cultura e sociedade na formação de professores de línguas. Neste artigo, discutiremos alguns dos resultados de uma pesquisa qualitativa conduzida no contexto do projeto ‘Teletandem Brasil’, da Unesp, em um curso de formação continuada para professores de língua estrangeira da rede pública. Os resultados evidenciam a tendência dos professores de tratar cultura como um conjunto de conhecimentos sobre os produtos, práticas e perspectivas de um povo, geralmente associados a um estado-nação homogêneo, estanque e isento de conflitos. Os impactos de tais resultados para a formação de professores de línguas apontam para a necessidade de uma revisão da base de conhecimentos de tal formação no que se refere ao ensino e à aprendizagem de cultura em sala de aula de língua estrangeira, a fim de dissociá-lo da ideia de um corpo homogêneo, fixo e transparente de conhecimentos.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Ana Cristina Biondo Salomao, Universidade Estadual Paulista

Docente de língua inglesa do Departamento de Letras Modernas da FCL / UNESP / Araraquara

 

Departamento de Letras Modernas, Programa de Pós-Graduação em Lingüística e Língua Portuguesa, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, Rod. Araraquara-Jaú Km 1, Bairro: Machados

14800-901, Araraquara, São Paulo, Brasil.

Publicado
2017-06-02
Cómo citar
Salomao, A. C. B. (2017). <b&gt;Concepções de cultura no ensino de línguas: reflexões para a formação professores. Acta Scientiarum. Language and Culture, 39(2), 155-165. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v39i2.30859
Sección
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus