<b>Elevações do cotidiano na poesia de Maria Lúcia Dal Farra: três poemas em perspectiva
Resumo
Este artigo discute a lírica de Maria Lúcia Dal Farra, um dos grandes nomes da poesia brasileira contemporânea, a partir da análise de três poemas - Manhã, Culinária e Sustância -, inclusos no Livro de auras (1994), primeira obra literária publicada pela autora. O objetivo é investigar como, nestes poemas, é problematizado o cotidiano, enquanto espaço generalizante e repetitivo marcado pela imediatez e irreflexão, em favor de uma poética que situa essa cotidianidade no universo feminino e que, com intenso tom meditativo, religa os laços humanos perdidos, tecendo um tempo mítico. Esse encontro dramatiza uma atitude poética que, mergulhando em experiências consideradas triviais, presentifica e perpetua o espaço tomado pela memória afetiva e carregado de pertencimento. Após a tentativa de compreender teoricamente o cotidiano (Kujawski, 1991; Heller, 1992; Maffesoli, 1998), seguida da análise dos poemas, conclui-se que o percurso que começa no chão do dia e que chega à revelação do significado essencial configura traço formal e de perspectiva importantes na figuração do universo dessa lírica.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.