<b>Análise do potencial da mediação tecnológica para o enriquecimento da competência teórica de professores de línguas

  • Barbra Sabota Universidade Estadual de Goiás
  • José Carlos Paes de Almeida Filho Universidade de Brasília
Palavras-chave: tecnologias digitais, aprendizagem de teorias, educação do professor.

Resumo

Discutimos algumas possibilidades de aprimoramento da competência teórica por meio do uso de ferramentas tecnológicas que permitam ao professor de línguas acessar e aprender teorias relevantes para sua prática profissional. Partindo da premissa de que a aprendizagem de adultos deve partir de experiências significativas que levem ao desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, emocionais, interpessoais e intrapessoais (Drago-Severson, 2009), dez ferramentas tecnológicas foram utilizadas em um curso de extensão híbrido realizado no primeiro semestre de 2014 e ora são analisadas quanto às suas potencialidades como mediadoras no processo de aprimoramento da competência teórica do professor de línguas. Os resultados permitem afirmar que a mediação facilitada por tecnologias digitais foi profícua e pode ser um recurso importante na formação de professores de línguas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Barbra Sabota, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Letras e Linguística pela UFG. Pós-doutora em Linguística Aplicada pela UnB. Pesquisadora ProBIP UEG. Professora da Universidade Estadual de Goiás – Campus Anápolis, no curso de Letras e no Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias. Vice-líder do grupo de pesquisa ELEL cadastrado no CNPq.

José Carlos Paes de Almeida Filho, Universidade de Brasília

Possui graduação com Bacharelado e Licenciatura em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971), Mestrado em Educação em Lingua Estrangeira pela Universidade de Manchester (1976), Inglaterra, e Doutorado em Linguística pela Universidade de Georgetown (1983) em Washington, DC, Estados Unidos da América. Atualmente é professor de Línguística Aplicada da Universidade de Brasília atuando nos programas de graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Tem experiência na área de Aprendizagem e Ensino de Línguas, com ênfase nos processos de aquisição e ensino de línguas, abordagens de ensino de idiomas, história do ensino de línguas no Brasil, políticas de ensino de linguas, ética profissional no ensino de lingua estrangeira, epistemologia da linguistica aplicada, formação de professores de línguas e ensino de português a falantes de outras línguas e cultura brasileira.

Publicado
2017-10-19
Como Citar
Sabota, B., & Almeida Filho, J. C. P. de. (2017). <b&gt;Análise do potencial da mediação tecnológica para o enriquecimento da competência teórica de professores de línguas. Acta Scientiarum. Language and Culture, 39(4), 369-380. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v39i4.31594
Seção
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus