<b><i>Olhos de safira</i>: introdução à leitura de <i>O cão de Dürer</i>, um conto de Maria João Cantinho

  • Marcelo Pacheco Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Palavras-chave: conto português contemporâneo, intertextualidade, estudos interartes, Albrecht Dürer, memória estética.

Resumo

 

Este ensaio promove uma leitura do conto O cão de Dürer’, da escritora portuguesa Maria João Cantinho, publicado em 2006, evidenciando a sua correspondência com a gravura renascentista Melencolia I, de Albrecht Dürer (1514), além de outras obras do artista. A compreensão do protagonista da narrativa acerca da arte de Dürer se processa em uma viagem para dentro de si mesmo, a fim de acessar a sua própria memória. Por isso, fazemos aqui uso do conceito de ‘memória estética’ de Mario Praz (1982), veiculado em pesquisa sobre a correspondência entre literatura e artes visuais. Em razão da afinidade acadêmica da autora com os estudos acerca da obra de Walter Benjamin, discussões diversas do filósofo alemão igualmente comparecem como instrumento de leitura para o conto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Pacheco Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Doutor e Mestre em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui Bacharelado e Licenciatura em Português-Literaturas pela mesma instituição e, atualmente, desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense. Conduz pesquisas principalmente sobre temas como Intertextualidade e Literaturas Fantásticas, sobretudo no gênero conto. Foi bolsista de Iniciação Científica e de Doutorado da Cátedra Jorge de Sena de Estudos Luso-Afro-Brasileiros da UFRJ, com fomento da Fundação Calouste Gulbenkian, de Lisboa (Portugal). Foi professor substituto do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR) e professor efetivo do Centro de Instrução Almirante Alexandrino da Marinha do Brasil (CIAA), além de ter atuado em instituições de ensino estaduais e municipais. Desde agosto de 2008, ocupa o cargo de professor efetivo de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), onde atuou como Conselheiro da área de Linguística, Letras e Artes no Conselho Acadêmico de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação de 2009 a 2013, exerceu a função de Diretor de Apoio Técnico ao Ensino do Campus São Gonçalo de 2009 a 2014 e, desde então, no mesmo campus, é Coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afro-Brasileiras.
Publicado
2018-02-22
Como Citar
Soares, M. P. (2018). <b><i>Olhos de safira</i>: introdução à leitura de <i>O cão de Dürer</i&gt;, um conto de Maria João Cantinho. Acta Scientiarum. Language and Culture, 40(1), e33052. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i1.33052
Seção
Literatura

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus