<b><i>Olhos de safira</i>: introdução à leitura de <i>O cão de Dürer</i>, um conto de Maria João Cantinho
Resumo
Este ensaio promove uma leitura do conto ‘O cão de Dürer’, da escritora portuguesa Maria João Cantinho, publicado em 2006, evidenciando a sua correspondência com a gravura renascentista Melencolia I, de Albrecht Dürer (1514), além de outras obras do artista. A compreensão do protagonista da narrativa acerca da arte de Dürer se processa em uma viagem para dentro de si mesmo, a fim de acessar a sua própria memória. Por isso, fazemos aqui uso do conceito de ‘memória estética’ de Mario Praz (1982), veiculado em pesquisa sobre a correspondência entre literatura e artes visuais. Em razão da afinidade acadêmica da autora com os estudos acerca da obra de Walter Benjamin, discussões diversas do filósofo alemão igualmente comparecem como instrumento de leitura para o conto.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.