<b>Vozes e temas que perpassam o discurso curricular do curso de Letras</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v32i2.9341

  • Eliana Merlin Deganutti de Barros Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: currículo, curso de Letras, licenciaturas

Resumo

Este artigo objetiva analisar e discutir o Projeto Político Pedagógico do currículo do curso de Letras da UEL – licenciatura em Língua Portuguesa e respectivas literaturas – implantado em 2006. As discussões levantadas giram em torno das temáticas que atravessam a discursividade do texto curricular, de como essas se configuram como vozes de discursos oficiais da educação e de como são abordadas pela textualidade do documento. Os temas detectados e discutidos à luz de teorias acerca de currículos são: desarticulação entre estudos linguísticos e literários; estudos linguísticos desvinculados do uso da língua; articulação entre formação teórica e prática pedagógica; ensino reflexivo voltado para práticas investigativas; o papel da língua na sociedade; ética profissional; domínio dos novos recursos técnico-pedagógicos; e práticas democráticas da educação. Entre outras questões, a análise aponta como é recorrente o interdiscurso entre o texto curricular e os vários discursos oficiais da educação, esses materializados em documentos curriculares, diretrizes e parâmetros

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Biografia do Autor

Eliana Merlin Deganutti de Barros, Universidade Estadual de Londrina
Professora colaboradora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), departamento de Letras Vernáculas e Clássicas; pesquisadora do projeto “Gêneros textuais e ferramentas didática para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa” coordenado pela Profª. Drª. Elvira Lopes Nascimento (UEL – apoio financeiro do CNPq – edital universal 14/2008); doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (UEL).
Publicado
2010-12-22
Como Citar
Barros, E. M. D. de. (2010). <b>Vozes e temas que perpassam o discurso curricular do curso de Letras</b&gt; - doi: 10.4025/actascilangcult.v32i2.9341. Acta Scientiarum. Language and Culture, 32(2), 199-213. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v32i2.9341
Seção
Linguística

 

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