<b>Vozes e temas que perpassam o discurso curricular do curso de Letras</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v32i2.9341

  • Eliana Merlin Deganutti de Barros Universidade Estadual de Londrina

Résumé

Este artigo objetiva analisar e discutir o Projeto Político Pedagógico do currículo do curso de Letras da UEL – licenciatura em Língua Portuguesa e respectivas literaturas – implantado em 2006. As discussões levantadas giram em torno das temáticas que atravessam a discursividade do texto curricular, de como essas se configuram como vozes de discursos oficiais da educação e de como são abordadas pela textualidade do documento. Os temas detectados e discutidos à luz de teorias acerca de currículos são: desarticulação entre estudos linguísticos e literários; estudos linguísticos desvinculados do uso da língua; articulação entre formação teórica e prática pedagógica; ensino reflexivo voltado para práticas investigativas; o papel da língua na sociedade; ética profissional; domínio dos novos recursos técnico-pedagógicos; e práticas democráticas da educação. Entre outras questões, a análise aponta como é recorrente o interdiscurso entre o texto curricular e os vários discursos oficiais da educação, esses materializados em documentos curriculares, diretrizes e parâmetros

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur

Eliana Merlin Deganutti de Barros, Universidade Estadual de Londrina
Professora colaboradora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), departamento de Letras Vernáculas e Clássicas; pesquisadora do projeto “Gêneros textuais e ferramentas didática para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa” coordenado pela Profª. Drª. Elvira Lopes Nascimento (UEL – apoio financeiro do CNPq – edital universal 14/2008); doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (UEL).
Publiée
2010-12-22
Comment citer
Barros, E. M. D. de. (2010). <b>Vozes e temas que perpassam o discurso curricular do curso de Letras</b&gt; - doi: 10.4025/actascilangcult.v32i2.9341. Acta Scientiarum. Language and Culture, 32(2), 199-213. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v32i2.9341
Rubrique
Linguistique

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus