<b>Atitudes com referência às línguas Castelhano e Guarani</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i2.12398

  • Pedro Pablo Velásquez Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Maria Ceres Pereira Universidade Federal da Grande Dourados

Resumen

Este artigo relata parte de uma pesquisa realizada em uma escola da cidade de Presidente Franco (Alto Paraná, Paraguai), com sete docentes que são usuários de duas línguas, a saber, espanhol e guarani. Neste trabalho, buscou-se analisar as situações interacionais em que os falantes sujeitos desta pesquisa utilizam os códigos linguísticos, alternando-os em eventos de fala. Para alcançar esse objetivo, foram elaboradas questões para verificar as atitudes com relação ao uso dessas línguas. O arcabouço teórico que orientou o nosso trabalho advem das contribuições de Grosjean (1982), Erickson (1989), Pereira (1999), André (1995), entre outros. Os resultados indicam que esses docentes fazem uso de suas línguas em diferentes contextos e situações diglóssicas inerentes àquela comunidade. Percebe-se ainda que, embora a língua guarani faça parte de seu repertório linguístico, as situações de seu uso dependerão do contexto e da visão hegemônica do sujeito com referência a sua língua.

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Publicado
2011-08-08
Cómo citar
Velásquez, P. P., & Pereira, M. C. (2011). <b>Atitudes com referência às línguas Castelhano e Guarani</b&gt; - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i2.12398. Acta Scientiarum. Language and Culture, 33(2), 199-206. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v33i2.12398
Sección
Linguística

 

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