<b>Atitudes com referência às línguas Castelhano e Guarani</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i2.12398

  • Pedro Pablo Velásquez Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Maria Ceres Pereira Universidade Federal da Grande Dourados
Palavras-chave: Bilinguismo, atitudes linguísticas, castelhano/guarani

Resumo

Este artigo relata parte de uma pesquisa realizada em uma escola da cidade de Presidente Franco (Alto Paraná, Paraguai), com sete docentes que são usuários de duas línguas, a saber, espanhol e guarani. Neste trabalho, buscou-se analisar as situações interacionais em que os falantes sujeitos desta pesquisa utilizam os códigos linguísticos, alternando-os em eventos de fala. Para alcançar esse objetivo, foram elaboradas questões para verificar as atitudes com relação ao uso dessas línguas. O arcabouço teórico que orientou o nosso trabalho advem das contribuições de Grosjean (1982), Erickson (1989), Pereira (1999), André (1995), entre outros. Os resultados indicam que esses docentes fazem uso de suas línguas em diferentes contextos e situações diglóssicas inerentes àquela comunidade. Percebe-se ainda que, embora a língua guarani faça parte de seu repertório linguístico, as situações de seu uso dependerão do contexto e da visão hegemônica do sujeito com referência a sua língua.

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Publicado
2011-08-08
Como Citar
Velásquez, P. P., & Pereira, M. C. (2011). <b>Atitudes com referência às línguas Castelhano e Guarani</b&gt; - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i2.12398. Acta Scientiarum. Language and Culture, 33(2), 199-206. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v33i2.12398
Seção
Linguística

 

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