<b>Travel guides by Fernando Pessoa and Manuel Bandeira: a compared reading

  • Danielle Alves Lopes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Rita Baleiro Universidade do Algarve
  • Sílvia Quinteiro Universidade do Algarve
Keywords: Lisboa, o que o turista deve ver, Guia de Ouro Preto, literature and tourism, modernism, nacionalism, national identity.

Abstract

The aim of this paper is to present a compared reading of the travel guides Lisboa: o que o turista deve ver (1925), by Fernando Pessoa and Guia de Ouro Prêto (1938), by Manuel Bandeira, in the scope of the studies in literature and tourism. The reading highlights the authorial intent in each text, the historical and cultural context in which they arose, and the political changes – considering that these guides are not only works of the Modernist movement, but also nationalist expressions in search of reclaiming the national identity. Additionally, the article places the guides by Pessoa and Bandeira in the historiography of tourism and literature, both in Portugal and in Brazil, and focuses on the fact that both texts reinterpret the cities, create myths and encourage a close look – that shifts between fiction and reality – on the city spaces in Lisbon and Ouro Preto.

 


Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Danielle Alves Lopes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Danielle Alves Lopes é mestre em Literaturas de Língua Portuguesa junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa “Encenações poéticas da cidade: memórias de Itabira nos poemas de Carlos Drummond de Andrade, financiado pela Capes/PUC Minas. Discente do curso de pós-graduação lato sensu em Revisão de Textos e bacharela em Turismo pela mesma universidade. É membro do Grupo de Pesquisa “Da Rua: sujeitos e objetos”, vinculado à linha “Identidade e Alteridade nas Literaturas de Língua Portuguesa” (CNPq/PUC Minas), sob a coordenação da Profa. Dra. Ivete Lara Camargos Walty. Desenvolve estudos nas áreas da Literatura, das Teorias do Texto e do Turismo, com ênfase nos seguintes temas: encenações literárias e discursivas do espaço urbano, memória cultural, imagens da cidade, imaginário social, narrativas de viagem, teorias do espaço e turismo cultural.
Rita Baleiro, Universidade do Algarve

Rita Baleiro é professora de Inglês para Fins Específicos e de Língua e Cultura Portuguesa na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve, desde 1993. Atualmente, é diretora do núcleo de Inglês e Português e membro do conselho científico e do conselho pedagógico da ESGHT. Em 2002 foi convidada para integrar o conselho editorial da Dos Algarves: A Multidisciplinar e-Journal, e desde 2007 é co-editora da revista. É investigadora no Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É também membro do projeto de pesquisa Lit & Tour: Literatura e Turismo (um projeto conjunto da ESGHT e da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). Rita Baleiro tem uma licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas: Estudos Portugueses e Ingleses da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1993), um mestrado em Estudos Anglo-Portugueses (2001) e um doutoramento em Estudos Literários e Literacia (2012) pela mesma universidade. Rita Baleiro realiza frequentemente trabalhos de revisão linguística em português e em inglês. Tem participado em diversas conferências nacionais e internacionais e publicado em várias revistas nacionais e internacionais, com arbitragem científica.

Sílvia Quinteiro, Universidade do Algarve
Sílvia Quinteiro é professora coordenadora na Universidade do Algarve - Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses e Alemães) pela Universidade Nova de Lisboa, é Mestre em Literatura Comparada pela Universidade de Lisboa e doutorada em Literatura Comparada pela Universidade de Lisboa. É membro do Conselho Científico do Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa e do Conselho Científico da revista Dos Algarves. A Multidisciplinary E-Journal. Tem como principais interesses de investigação a Literatura Comparada, o Romantismo e a relação entre Literatura e Turismo, sendo autora de várias publicações científicas nacionais e internacionais nestas áreas.
Published
2017-03-21
How to Cite
Lopes, D. A., Baleiro, R., & Quinteiro, S. (2017). <b&gt;Travel guides by Fernando Pessoa and Manuel Bandeira: a compared reading. Acta Scientiarum. Language and Culture, 39(1), 93-102. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v39i1.31383
Section
Literature

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus