<b>Os guias de viagens de Fernando Pessoa e de Manuel Bandeira: uma leitura comparada

  • Danielle Alves Lopes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Rita Baleiro Universidade do Algarve
  • Sílvia Quinteiro Universidade do Algarve

Resumen

Este artigo apresenta uma leitura comparatista dos guias de viagem Lisboa: o que o turista deve ver (1925), de Fernando Pessoa, e Guia de Ouro Prêto (1938), de Manuel Bandeira, sob o prisma dos estudos em literatura e turismo. A leitura destaca a intenção autoral de cada um dos textos, associando-os ao contexto histórico e cultural no qual surgiram e às manifestações políticas pretendidas – visto serem esses guias não são só obras do modernismo, mas também expressões nacionalistas em busca da afirmação da identidade nacional. Adicionalmente, o artigo situa os guias de Pessoa e de Bandeira no panorama da historiografia do turismo e da literatura, quer em Portugal quer no Brasil, e sublinha o facto de haver em ambas perspetivas uma releitura das cidades, uma criação de mitos e um estímulo a um olhar atento – entre o plano da ficção e o do real – sobre os espaços citadinos de Lisboa e Ouro Preto.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Danielle Alves Lopes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Danielle Alves Lopes é mestre em Literaturas de Língua Portuguesa junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa “Encenações poéticas da cidade: memórias de Itabira nos poemas de Carlos Drummond de Andrade, financiado pela Capes/PUC Minas. Discente do curso de pós-graduação lato sensu em Revisão de Textos e bacharela em Turismo pela mesma universidade. É membro do Grupo de Pesquisa “Da Rua: sujeitos e objetos”, vinculado à linha “Identidade e Alteridade nas Literaturas de Língua Portuguesa” (CNPq/PUC Minas), sob a coordenação da Profa. Dra. Ivete Lara Camargos Walty. Desenvolve estudos nas áreas da Literatura, das Teorias do Texto e do Turismo, com ênfase nos seguintes temas: encenações literárias e discursivas do espaço urbano, memória cultural, imagens da cidade, imaginário social, narrativas de viagem, teorias do espaço e turismo cultural.
Rita Baleiro, Universidade do Algarve

Rita Baleiro é professora de Inglês para Fins Específicos e de Língua e Cultura Portuguesa na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve, desde 1993. Atualmente, é diretora do núcleo de Inglês e Português e membro do conselho científico e do conselho pedagógico da ESGHT. Em 2002 foi convidada para integrar o conselho editorial da Dos Algarves: A Multidisciplinar e-Journal, e desde 2007 é co-editora da revista. É investigadora no Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É também membro do projeto de pesquisa Lit & Tour: Literatura e Turismo (um projeto conjunto da ESGHT e da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). Rita Baleiro tem uma licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas: Estudos Portugueses e Ingleses da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1993), um mestrado em Estudos Anglo-Portugueses (2001) e um doutoramento em Estudos Literários e Literacia (2012) pela mesma universidade. Rita Baleiro realiza frequentemente trabalhos de revisão linguística em português e em inglês. Tem participado em diversas conferências nacionais e internacionais e publicado em várias revistas nacionais e internacionais, com arbitragem científica.

Sílvia Quinteiro, Universidade do Algarve
Sílvia Quinteiro é professora coordenadora na Universidade do Algarve - Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses e Alemães) pela Universidade Nova de Lisboa, é Mestre em Literatura Comparada pela Universidade de Lisboa e doutorada em Literatura Comparada pela Universidade de Lisboa. É membro do Conselho Científico do Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa e do Conselho Científico da revista Dos Algarves. A Multidisciplinary E-Journal. Tem como principais interesses de investigação a Literatura Comparada, o Romantismo e a relação entre Literatura e Turismo, sendo autora de várias publicações científicas nacionais e internacionais nestas áreas.
Publicado
2017-03-21
Cómo citar
Lopes, D. A., Baleiro, R., & Quinteiro, S. (2017). <b&gt;Os guias de viagens de Fernando Pessoa e de Manuel Bandeira: uma leitura comparada. Acta Scientiarum. Language and Culture, 39(1), 93-102. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v39i1.31383
Sección
Literatura

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus