Linguagem e gênero: estereótipos, formas e variação linguística
Abstract
O dossiê temático “A emergência de gênero não-binário na América Latina” reúne 10 artigos sobre o surgimento de formas de gênero não binário em português, espanhol e italiano, além de 5 resenhas de livros recentes sobre o tema. Estudos empíricos sobre o fenômeno do gênero não binário ainda são escassos e dispersos, tanto em termos de motivação quanto de método. Esta lacuna dificulta a construção de um panorama sistemático e rigoroso, necessário para fundamentar debates públicos e políticas sobre o tema. Na ausência de pesquisas especializadas, as discussões públicas tendem a ser dominadas por ideologias baseadas em crenças de purismo linguístico e hegemonia de gênero. Os artigos e resenhas publicados neste dossiê evidenciam a necessidade de uma abordagem complexa e transdisciplinar para tratar adequadamente desta temática. O dossiê reúne resultados de pesquisas e análises que ajudam a compreender melhor este fenômeno linguístico e social emergente.
Downloads
Metrics
References
Referências
Albuquerque, K. (2024). Linguagem neutra e gramática: a sociedade e as regras em movimento. Inventário, (33), 315-319.
Ambadiang, T. (1999). La flexión nominal: género y número. In I. Bosque & V. Demonte (Dir.), Gramática descriptiva de la lengua española (p. 4843-4914). Madrid, ES: Espasa-Calpe.
Baldez, D. S. (2024). Todes elus: uma análise sociolinguística sobre o emprego do gênero neutro no Twitter. Travessias Interativas, 14(31), 39-55. DOI: https://doi.org/10.51951/ti.v14i31.p39-55
Barbosa Filho, F. R. (2022). Projetos de Lei contrários à ‘linguagem neutra’ no Brasil. In F. R. Barbosa Filho & G. D. Á. Othero (Eds.), Linguagem “neutra”: língua e gênero em debate (p. 141-160). São Paulo, SP: Parábola.
Bezerra Júnior, A. S., Conceição, N. S., Gois, T. S., & Sousa, M. D. A. F. (2023). O processo de lexicalização de “fanfic”: uma análise no Twitter. Travessias Interativas, 13(28), 45-61. DOI: https://doi.org/10.51951/ti.v13i28.p45-61
Bohmann, A. (2016). Language change because Twitter? Factors motivating innovative uses of because across the English-speaking Twittersphere. In L. Squires (Ed.), English in computer-mediated communication: Variation, representation, and change (p. 149-178). Berlin, DE: De Gruyter Mouton.
Bonnin, J. E., & Coronel, A. A. (2021). Attitudes toward gender-neutral spanish: acceptability and adoptability. Frontiers in Sociology, 6, 629616. DOI: https://doi.org/10.3389/fsoc.2021.629616
Bradley, E. D., Salkind, J., Moore, A., & Teitsort, S. (2019). Singular 'they' and novel pronouns: gender-neutral, nonbinary, or both? Proceedings of the Linguistic Society of America, 4(1), 36-1. DOI: https://doi.org/10.3765/plsa.v4i1.4542
Brescancini, C. R., Gonçalves, C. S., Fernandes, D., Campos, J., Biasibetti, A. P. C. S., Bilharva, F., & Pinto, M. O. (2017). Sobre o potencial discriminante das propriedades de voz/fala na tarefa de comparação de locutores: um estudo de caso. Revista da Anpoll, 1(1), 12-27.
Brevilheri, U. B. L., Lanza, F., & Sartorelli, M. R. (2022). Neolinguagem e “linguagem neutra”: potencialidades inclusivas e/ou reações conservadoras. Research, Society and Development, 11(11), e523111133741. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i11.33741
The Pronouns of Power and Solidarity. In T. A. Sebeoki (Ed.), Style in Language (p. 253-276). Cambridge, MA: MIT Press..
Cameron, D. (1998). Gender, Language and Discourse: A Review Essay. Signs, 23(4), 945-973.
Camilliere, S., Izes, A., Leventhal, O., & Grodner, D. (2021). They is changing: Pragmatic and grammatical factors that license singular they. Proceedings of the Annual Meeting of the Cognitive Science Society, 43. https://escholarship.org/uc/item/3tc9s9b0
Carvalho, D. S. (2021). A domesticação da gramática de gênero. São Paulo, SP: Pontes.
Corbett, G. G. (1991). Gender. Cambridge, GB: Cambridge University Press.
Dixon, J. (1987). The question of genres. In I. Reid (Ed.), The place of genre in learning: Current debates (p. 9-21). Geelong, AU: Typereader Publications.
Eberspächer, G. J. (2024). “Suplicantes”, de Elfriede Jelinek: a tradução do gênero em uma perspectiva feminista. Caligrama: Revista de Estudos Românicos, 29(2), 45-57. DOI: https://doi.org/10.17851/2238-3824.29.2.45-57
Fábregas, A. (2022). El género inclusivo: una mirada gramatical. Cuadernos de Investigación Filológica, 51, 25-46. DOI: https://doi.org/10.18172/cif.5292
Faria, C. B., & Tesch, L. M. (2023). A percepção sobre as formas de imperativo a partir dos quadrinhos da Turma da Mônica Jovem e Chico Bento Moço. Revista de Estudos da Linguagem, 31(2), 764-808. DOI: https://doi.org/10.17851/2237-2083.31.2.764-808
Freitag, R. M. K. (2015). (Re)Discutindo sexo/gênero na sociolinguística. In R. M. K. Freitag & C. G. Severo (Orgs.), Mulheres, linguagem e poder - estudos de gênero na sociolinguística brasileira (p. 17-74). São Paulo, SP: Blucher Open Access.
Freitag, R. M. K. (2016). Uso, crença e atitudes na variação na primeira pessoa do plural no Português Brasileiro. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, 32(4), 889-917. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-44506992907750337
Freitag, R. M. K. (2022). Conflito de regras e dominância de gênero. In F. R. Barbosa Filho & G. D. Á. Othero (Eds.), Linguagem “neutra”: língua e gênero em debate (p. 53-72). São Paulo, SP: Parábola.
Freitag, R. M. K. (2024). Não existe linguagem neutra! Gênero na sociedade e na gramática do português brasileiro. São Paulo, SP: Contexto.
Freitag, R. M. K., & Mendonça, J. J. (2020). Inclusão, cooperação e gênero. In D. Carvalho & D. Brito (Eds.), Gênero e lingua(gem): formas e usos (p. 123-144). Salvador, BA: EdUFBA.
Friedrich, M. C., Drößler, V., Oberlehberg, N., & Heise, E. (2021). The influence of the gender asterisk (“Gendersternchen”) on comprehensibility and interest. Frontiers in Psychology, 12, 760062. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.760062
Gil, A. S., & Morales, P. (2020). Tensiones y posiciones respecto de los usos del lenguaje: una batalla no solo cultural. Estudios: Filosofía Práctica e Historia de la Ideas, 22, 1-15.
Giró, J. L. M. (2020). El masculino inclusivo en español. Revista Española de Lingüística, 50(1), 35-64. DOI: http://dx.doi.org/10.31810/RSEL.50.1.2
Gomes, A. P. Q., Gomes, A. C. N., & Medeiros, B. S. (2021). Estrutura escalar em classes acionais - as propriedades aspectuais visíveis para a gramática. Diacrítica, 35(1), 78-103. DOI: https://doi.org/10.21814/diacritica.635
Gonçalves, D. T., & Gomes, C. A. (2021). Indexação social de gênero e sexualidade: contribuições aos estudos brasileiros. Diadorim, 23(1), 133-150. DOI: http://dx.doi.org/10.35520/diadorim.2021.v23n1a39666
Grieve, J., Montgomery, C., Nini, A., Murakami, A., & Guo, D. (2019). Mapping lexical dialect variation in British English using Twitter. Frontiers in Artificial Intelligence, 12(2), 11. DOI: https://doi.org/10.3389/frai.2019.00011
Guimarães, V. S. (2020). Inclusão na língua: as tentativas de neutralidade de gênero no português brasileiro. ABRALIN, 19(2), 1-5. DOI: https://doi.org/10.25189/rabralin.v19i2.1627
Gygax, P. M., Elmiger, D., Zufferey, S., Garnham, A., Sczesny, S., von Stockhausen, L., … Oakhill, J. (2019). A language index of grammatical gender dimensions to study the impact of grammatical gender on the way we perceive women and men. Frontiers in Psychology, 10, 1604. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.01604
Hellinger, M., & Bußmann, H. (2001). Gender across languages: the linguistic representation of women and men.Amsterdam: John Benjamins Publishing Company.
Kinsey, A. C., Pomeroy, W. R., & Martin, C. E. (2003). Sexual behavior in the human male. American Journal of Public Health, 93(6), 894-898. DOI: https://doi.org/10.2105/AJPH.93.6.894
Koeser, S., & Sczesny, S. (2014). Promoting gender-fair language: The impact of arguments on language use, attitudes, and cognitions. Journal of Language and Social Psychology, 33(5), 548-560. DOI: https://doi.org/10.1177/0261927X14541280
Körner, A., Abraham, B., Rummer, R., & Strack, F. (2022). Gender representations elicited by the gender star form. Journal of Language and Social Psychology, 41(5), 553-571. DOI: https://doi.org/10.1177/0261927X221080181
Leaper, C. (2014). Gender similarities and differences in language. In T. M. Holtgraves (Ed.), The Oxford handbook of language and social psychology (p. 62-82). New York: Oxford University Press.
Linares, L. B. (2019). Relación género/sexo y masculino inclusivo plural en español. Literatura y Lingüística, (40), 327-354. DOI: http://dx.doi.org/10.29344/0717621x.40.2070
López, Á. (2020). Cuando el lenguaje excluye: consideraciones sobre el lenguaje no binario indirecto. Cuarenta Naipes. Revista de Cultura y Literatura, 3, 295-312.
Maybaum, R. (2013). Language change as a social process: Diffusion patterns of lexical innovations in Twitter. Linguistic Society of America, 152-166. DOI: http://dx.doi.org/10.3765/bls.v39i1.3877
Mendonça, J. J., & Araujo, A. S. (2019). Evaluation of the pronouns ‘a gente’ and ‘tu’ and of the grammatical patterns of agreement. Revista de Estudos da Linguagem, 27(4), 1613-1648. DOI: https://doi.org/10.17851/2237-2083.27.4.1613-1648
Menegotto, A. (2020). Español 2G y español 3G: propiedades morfosintácticas y semánticas del lenguaje inclusivo. Cuarenta Naipes. Revista de Cultura y Literatura, 3, 207-232.
Miranda, M. J. R. (2020). Português para todes? Um diálogo entre a análise de discurso crítica e a sociolingüística sobre linguagem não binária [Bachelor’s tesis, Universidade de Brasília].
Moura, J. R. F. (2021). Língua (gem) e gênero neutro: uma perspectiva discursiva no português brasileiro. Línguas e Instrumentos Linguísticos, 24(47), 146-163. https://doi.org/10.20396/lil.v24i47.8660785
Nascimento, T. F., & Silva, M. G. T. (2024). Linguagem inclusiva e mudança linguística em tempo aparente: uma análise sociolinguística na cidade de Imperatriz/MA. Acta Scientiarum. Language and Culture, 46(1), e69738. DOI: https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v46i1.69738
Palma, A. G., Arellano, N., Celi, M. A., Chimenti, M. de los Á., De los Ríos, M., & Stetie, N. A. (2024). Lenguaje inclusivo: vademécum lingüístico. CUHSO, 34(1), 709-750. DOI: http://dx.doi.org/10.7770/cuhso-v34n1-art713
Pereira, D. K. F., & Silva, C. R. T. (2023). A realização de artigo feminino diante de antropônimo masculino: uma análise sociolinguística sobre o sentimento de inclusão de universitários recifenses. Revista de Estudos da Linguagem, 31(2), 616-635. DOI: https://doi.org/10.17851/2237-2083.31.2.616-635
Pereiro, M. C. C., & Barcia, S. R. (2013). Aspectos ideológicos, gramaticales y léxicos del sexismo lingüístico. Estudios Filológicos, (52), 7-27. DOI: http://dx.doi.org/10.4067/S0071-17132013000200001
Pesce, A., & Etchezahar, E. (2019). Actitudes y uso del lenguaje inclusivo según el género y la edad. Búsqueda, 6(23), e742. DOI: https://doi.org/10.21892/01239813.472
Pinheiro, A. F. C., & Pinheiro, B. F. M. (2021). Estratégias de neutralização de gênero no Português Brasileiro: questões estruturais e sociais. Cadernos de Linguística, 2(1), e326. DOI: https://doi.org/10.25189/2675-4916.2021.v2.n1.id326
Pinheiro, B. F. M., & Freitag, R. M. K. (2020). Estereótipos na concordância de gênero em profissões: efeitos de frequência e saliência. Linguística, 16(1), 85-107. DOI: https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16n1a31637
Renström, E. A., Lindqvist, A., & Gustafsson Sendén, M. (2022). The multiple meanings of the gender‐inclusive pronoun hen: Predicting attitudes and use. European Journal of Social Psychology, 52(1), 71-90. DOI: https://doi.org/10.1002/ejsp.2816
Roca, I. M. (2006). La gramática y la biología en el género del español (2º parte). Revista Española de Lingüística, 35(2), 397-432.
Santos, A. L. P. (2019). Língua para todes: um olhar formal sobre a expressão do gênero gramatical no Português e a demanda pela língua(gem) inclusiva. Revista Ártemis, 28(1), 160-178. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2019v28n1.41827
Schwindt, L. C. (2020). Sobre gênero neutro em português brasileiro e os limites do sistema linguístico. ABRALIN, 19(1), 1-23. DOI: https://doi.org/10.25189/rabralin.v19i1.1709
Sczesny, S., Formanowicz, M., & Moser, F. (2016). Can gender-fair language reduce gender stereotyping and discrimination? Frontiers in Psychology, 7, 25. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.00025
Silva, G. V., & Soares, C. (2024). Inclusiveness beyond the (non)binary in romance languages: research and classroom implementation. New York, NY: Routledge.
Siqueira, M. (2023). Falantes (não) têm consciência da variação morfossintática. Revista de Estudos da Linguagem, 31(2), 578-615. DOI: https://doi.org/10.17851/2237-2083.31.2.578-615
Souza Junior, A. S. (2022). A linguagem neutra no português brasileiro: entre o debate linguístico e jurídico. Revista de Letras - Juçara, 6(1), 571-585. DOI: https://doi.org/10.18817/rlj.v6i1.2736
Stetie, N. A., & Zunino, G. M. (2022). Non-binary language in Spanish? Comprehension of non-binary morphological forms: a psycholinguistic study. Glossa: A Journal of General Linguistics, 7(1). DOI: https://doi.org/10.16995/glossa.6144
Tibblin, J., van de Weijer, J., Granfeldt, J., & Gygax, P. (2022). There are more women in joggeur·euses than in joggeurs: On the effects of gender-fair forms on perceived gender ratios in French role nouns. Journal of French Language Studies, 33(1), 28-51. DOI: https://doi.org/10.1017/S0959269522000217
Vellasco, B. A. (2024). Pânico moral e higienismo verbal: a rede metadiscursiva sobre “linguagem neutra” no Brasil (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Goiás, Goiânia.
Vergoossen H. P., Pärnamets P., Renström, E. A., & Gustafsson Sendén, M. (2020). Are new gender-neutral pronouns difficult to process in reading? The case of hen in Swedish. Frontiers in Psychology, 11, 574356. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.574356
Xiao, H., Strickland, B., & Peperkamp, S. (2022). How fair is gender-fair language? Insights from gender ratio estimations in French. Journal of Language and Social Psychology, 42(1), 82-106. DOI: https://doi.org/10.1177/0261927X221084643
Zunino, G. M., & Stetie, N. A. (2022). Binary or non-binary? Gender morphology in Spanish: Differences dependent on the task. ALFA, 66, e14546. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5794-e14546
DECLARATION OF ORIGINALITY AND COPYRIGHTS
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal.
The copyrights belong exclusively to the authors. Published content is licensed under Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0) guidelines, which allows sharing (copy and distribution of the material in any medium or format) and adaptation (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, under the terms of attribution.
Read this link for further information on how to use CC BY 4.0 properly.