<b>Tarefas relativas a conhecimentos lingüísticos no ensino médio</b> - DOI: 10.4025/actascilangcult.v30i2.813

  • Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo UFCG

Résumé

Este artigo discute as condições atuais do ensino do eixo conhecimentos linguísticos, em contextos de ensino médio público e privado de uma cidade do Estado da Paraíba. As referências para a discussão pertencem a dois campos: o das teorias linguísticas do texto e do discurso, subjacentes às orientações oficiais nacionais para o ensino desse eixo do ensino de língua materna; e o campo dos educacionais sobre os fatores determinantes do trabalho docente. A análise de dados, constituídos por tarefas de avaliação aplicadas em quatro escolas públicas e quatro escolas privadas, mostra que as diferenças entre os dois contextos de ensino residem apenas quanto ao favorecimento do aluno da escola privada, em termos de acesso a material impresso. Dois aspectos permanecem semelhantes nestes contextos escolares: as precárias condições de interação do professor com as fontes de referência para preparação das tarefas didáticas; e o enfoque do objeto de ensino, que, por ser predominantemente estrutural e normativo, encontra-se desvinculado da demanda nacional pela inovação no ensino do eixo Conhecimentos Linguísticos, sinalizada, no decorrer desta primeira década do século XXI, nas iniciativas oficiais de parametrização e avaliação do ensino de Língua Portuguesa

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur

Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo, UFCG
Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Lingüística , com ênfase em Lingüística Aplicada. Atuando principalmente nos seguintes temas: Interação verbal -texto - explicação. Currículo Lattes
Publiée
2008-12-15
Comment citer
Reinaldo, M. A. G. de M. (2008). <b>Tarefas relativas a conhecimentos lingüísticos no ensino médio</b&gt; - DOI: 10.4025/actascilangcult.v30i2.813. Acta Scientiarum. Language and Culture, 30(2), 159-168. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v30i2.813
Rubrique
Linguistique

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus