<b>Tarefas relativas a conhecimentos lingüísticos no ensino médio</b> - DOI: 10.4025/actascilangcult.v30i2.813

  • Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo UFCG
Palavras-chave: Análise lingüística, Formação do professor de língua, Trabalho docente

Resumo

Este artigo discute as condições atuais do ensino do eixo conhecimentos linguísticos, em contextos de ensino médio público e privado de uma cidade do Estado da Paraíba. As referências para a discussão pertencem a dois campos: o das teorias linguísticas do texto e do discurso, subjacentes às orientações oficiais nacionais para o ensino desse eixo do ensino de língua materna; e o campo dos educacionais sobre os fatores determinantes do trabalho docente. A análise de dados, constituídos por tarefas de avaliação aplicadas em quatro escolas públicas e quatro escolas privadas, mostra que as diferenças entre os dois contextos de ensino residem apenas quanto ao favorecimento do aluno da escola privada, em termos de acesso a material impresso. Dois aspectos permanecem semelhantes nestes contextos escolares: as precárias condições de interação do professor com as fontes de referência para preparação das tarefas didáticas; e o enfoque do objeto de ensino, que, por ser predominantemente estrutural e normativo, encontra-se desvinculado da demanda nacional pela inovação no ensino do eixo Conhecimentos Linguísticos, sinalizada, no decorrer desta primeira década do século XXI, nas iniciativas oficiais de parametrização e avaliação do ensino de Língua Portuguesa

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Biografia do Autor

Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo, UFCG
Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Lingüística , com ênfase em Lingüística Aplicada. Atuando principalmente nos seguintes temas: Interação verbal -texto - explicação. Currículo Lattes
Publicado
2008-12-15
Como Citar
Reinaldo, M. A. G. de M. (2008). <b>Tarefas relativas a conhecimentos lingüísticos no ensino médio</b&gt; - DOI: 10.4025/actascilangcult.v30i2.813. Acta Scientiarum. Language and Culture, 30(2), 159-168. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v30i2.813
Seção
Linguística

 

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