<b>Les littératures contemporaines sous l´angle du concept de nation</b> - DOI: 10.4025/actascilangcult.v31i1.998
Abstract
Diante da atual desestabilização do conceito de nação em contexto de globalização, quais são a pertinência e a atualidade de um estudo das literaturas contemporâneas sob o ângulo da nação? Haverá de se constatar a obsolescência do conceito de literatura nacional? Para sair de um impasse teórico, apresenta-se uma história do conceito de nação, desde suas origens no século XVIII até os dias de hoje. Abre-se caminho para uma visão ampliada da nação, ou seja, para uma definição que a revela como representação: ficção simbólica ou mito. Ao lado de um modelo mítico hegemônico que privilegia o homogêneo, um outro modelo nacional é identificado, caracterizado pelo heterogêneo e auxiliando coletividades ex-cêntricas no seu esforço de identificação. Sendo uma expressão privilegiada do mito da nação, a literatura tem um papel na invenção de representações nacionais inéditas, o que justifica a perenidade de uma pesquisa (sociológica e/ou temática) do literário contemporâneo – ou passado, por tanto que seja a partir de uma visão atualizada - no âmbito da nação.Downloads
Metrics
DECLARATION OF ORIGINALITY AND COPYRIGHTS
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal.
The copyrights belong exclusively to the authors. Published content is licensed under Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0) guidelines, which allows sharing (copy and distribution of the material in any medium or format) and adaptation (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, under the terms of attribution.
Read this link for further information on how to use CC BY 4.0 properly.