<b>Les littératures contemporaines sous l´angle du concept de nation</b> - DOI: 10.4025/actascilangcult.v31i1.998
Resumen
Diante da atual desestabilização do conceito de nação em contexto de globalização, quais são a pertinência e a atualidade de um estudo das literaturas contemporâneas sob o ângulo da nação? Haverá de se constatar a obsolescência do conceito de literatura nacional? Para sair de um impasse teórico, apresenta-se uma história do conceito de nação, desde suas origens no século XVIII até os dias de hoje. Abre-se caminho para uma visão ampliada da nação, ou seja, para uma definição que a revela como representação: ficção simbólica ou mito. Ao lado de um modelo mítico hegemônico que privilegia o homogêneo, um outro modelo nacional é identificado, caracterizado pelo heterogêneo e auxiliando coletividades ex-cêntricas no seu esforço de identificação. Sendo uma expressão privilegiada do mito da nação, a literatura tem um papel na invenção de representações nacionais inéditas, o que justifica a perenidade de uma pesquisa (sociológica e/ou temática) do literário contemporâneo – ou passado, por tanto que seja a partir de uma visão atualizada - no âmbito da nação.Descargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.