<b>Livros didáticos de ensino religioso: análise da construção da polêmica no discurso da mídia</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v34i2.16127

  • Bruno Sampaio Garrido Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Resumen

Este trabalho tem por objetivo identificar as relações discursivas e os mecanismos utilizados pelas fontes – discursos coletados na imprensa e em sítios especializados – na construção dos pontos de vista apresentados sobre os livros didáticos de ensino religioso e, em decorrência disso, da relação polêmica construída a partir daí. A fundamentação teórica deste trabalho assenta-se majoritariamente nos conceitos de semântica global e interincompreensão constitutiva (MAINGUENEAU, 1997, 2008) e de heterogeneidade discursiva (AUTHIER-REVUZ, 1990, 1998). O corpus de pesquisa constituiu-se de quatro textos, três deles publicados em 2010 e o outro em 2011, sendo duas reportagens e dois artigos de opinião acerca da temática. A partir das análises, pudemos verificar a construção de uma relação polêmica entre uma formação discursiva que contesta o ensino religioso no ensino público brasileiro, sob a justificativa de isso beneficiar a fé cristã. Por outro lado, outra que apoia a continuidade dessa prática por considerá-la importante para a formação do educando e, também, como promotora da diversidade e da igualdade.

 

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Biografía del autor/a

Bruno Sampaio Garrido, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
Jornalista, Mestre em Comunicação pela Unesp de Bauru, Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp de Araraquara. Assistente de Suporte Acadêmico do Departamento de Psicologia da Unesp de Bauru
Publicado
2012-08-10
Cómo citar
Garrido, B. S. (2012). <b>Livros didáticos de ensino religioso: análise da construção da polêmica no discurso da mídia</b&gt; - doi: 10.4025/actascilangcult.v34i2.16127. Acta Scientiarum. Language and Culture, 34(2), 207-215. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v34i2.16127
Sección
Linguística

 

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