<b>Contribuições de uma abordagem funcionalista para a prática de análise linguística em ambiente escolar</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v35i4.16849

  • Cristiane Malinoski Pianaro Ângelo Universidade Estadual de Maringá

Resumen

Este artigo recupera alguns postulados básicos do funcionalismo, mais especificamente do Funcionalismo da Costa-Oeste dos Estados Unidos, e discute algumas implicações dessa abordagem para o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Ilustram-se as reflexões com algumas propostas de análise linguística do gênero receita culinária, destinadas a alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos), as quais se encontram fundamentadas em dois dos temas centrais do funcionalismo: a iconicidade e a gramaticalização. As discussões apontam que, no esteio dos conceitos de iconicidade e gramaticalização sugeridos pelo funcionalismo, as atividades de análise linguística em sala de aula de língua materna contribuem para demonstrar ao aluno que a gramática da língua é heterogênea, maleável e determinada pelo uso que lhe é dado nas interações comunicativas diárias.

 

 

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Publicado
2013-06-07
Cómo citar
Ângelo, C. M. P. (2013). <b>Contribuições de uma abordagem funcionalista para a prática de análise linguística em ambiente escolar</b&gt; - doi: 10.4025/actascilangcult.v35i4.16849. Acta Scientiarum. Language and Culture, 35(4), 387-395. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v35i4.16849
Sección
Linguística

 

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