<b>Contribuições de uma abordagem funcionalista para a prática de análise linguística em ambiente escolar</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v35i4.16849
Resumen
Este artigo recupera alguns postulados básicos do funcionalismo, mais especificamente do Funcionalismo da Costa-Oeste dos Estados Unidos, e discute algumas implicações dessa abordagem para o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Ilustram-se as reflexões com algumas propostas de análise linguística do gênero receita culinária, destinadas a alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos), as quais se encontram fundamentadas em dois dos temas centrais do funcionalismo: a iconicidade e a gramaticalização. As discussões apontam que, no esteio dos conceitos de iconicidade e gramaticalização sugeridos pelo funcionalismo, as atividades de análise linguística em sala de aula de língua materna contribuem para demonstrar ao aluno que a gramática da língua é heterogênea, maleável e determinada pelo uso que lhe é dado nas interações comunicativas diárias.
Descargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.