<b>Reprodutibilidade e convergências no ciberespaço: a circulação de obras literárias em adaptações televisivas<b>
Resumen
Este estudo objetiva apresentar a circulação multimodal de obras literárias em produções televisivas, destacando suas implicações para conceituação e assentamento valorativo da arte – sobretudo da literatura. O boom tecnológico em vários setores sociais e as práticas de leitura dessa era de revolução da informação influenciam a circulação da literatura, via novas formas e meios intersemióticos. Articulando estudiosos do mundo digital, da cibercultura e da convergência (Negroponte, Lévy e Jenkins), com casos específicos como a adaptação de The Taming of the Shrew (1593), de Shakespeare,em O Cravoe a Rosa (2000), telenovela de Walcyr Carrasco e Mário Teixeira, virá à tona um cenário no qual a televisão e o ciberespaço fazem parte de uma cultura de convergências. Nesse cenário, os meios se afluem, bem como seus usuários, o que colabora para a sobrevivência do texto literário e para o surgimento de novas práticas de leitura.
Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.







6.png)






