<b>O lutador – a vida sem álibi
Resumen
O trabalho apresenta uma leitura do poema O lutador, de Carlos Drummond de Andrade, tendo como fundamento teórico a filosofia bakhtiniana, mais especificamente a obra Para uma filosofia do ato em que Bakhtin faz uma abordagem acerca da linguagem numa perspectiva fenomenológica. Nessa concepção, também abordamos ainda algumas considerações de Heidegger no que diz respeito à essência da linguagem. Procuramos demonstrar que a luta de que fala o poeta trata-se de uma luta ontológica travada pelo ser que se constituiem linguagem. Para Bakhtin, é no momento do ato discursivo que se organiza a realidade, que se dá a experiência do sujeito de se realizar no mundo. É a capacidade inexorável, sem álibi, de dar contornos, fronteiras, ao real, numa tentativa infinda, uma vez que a organização total jamais se concretiza. É nessa empreitada de organização que o ser atravessa o mundo e, ao mesmo tempo, é por ele atravessado, facultando a existência do ser. Essa luta incessante, quase sempre fracassada, é imperiosa, uma vez que nos dá existência. Por isso, não temos álibi e, ainda que seja em vão lutar, mesmo que o fim da batalha nunca se faça, lutamos, mal rompe a manhã.
Descargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.