<b>Pedagogia da tradução baseada em <i>corpus</i>: associações entre teorias e práticas do ensino do <i>habitus</i> tradutório por meio de corpora

  • Talita Serpa Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
  • Celso Fernando Rocha Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”

Resumen

O preceito de habitus (Bourdieu, 1980) representa um sistema de experiências que funciona como matriz de ações e torna possível a realização de tarefas. A partir da aplicação desse conceito nos Estudos da Tradução, autores como Simeoni (1998) sugerem a existência de um habitus ‘tradutório’, o qual contribui para a formulação de estratégias de tradução. No âmbito da abordagem da Pedagogia para a Tradução, Díaz Fouces (1999) afirma que há uma orientação destinada ao ensino, a qual se pauta no reconhecimento do uso real da linguagem via corpora, de modo que esses possam facilitar a sistematização das informações, a fim de servirem como base para a prática. Assim, apoiamo-nos na Linguística de Corpus (Berber Sardinha, 2010), nos Estudos da Tradução Baseados em Corpus (Baker, 1996, 2000) e na Pedagogia da Tradução Baseada em Corpus (Laviosa, 2009; Camargo, 2011). Elaboramos uma proposta de ensino e organizamos um corpus composto pela obra Maíra (Ribeiro, 1976) e pela respectiva tradução. Empreendemos uma reflexão sobre o ensino da tradução de termos (Barros, 2004) e de brasileirismos (Faulstich, 2004) e realizamos um exercício de prática tradutória em que os estudantes depararam-se com uma possível assimilação de condutas de aplicação do habitus ‘tradutório’.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Talita Serpa, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual Paulista - Câmpus São José do Rio Preto.
Celso Fernando Rocha, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”

Professor da Universidade Estadual Paulista -Câmpus de São José do Rio Preto.
Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Araraquara.

Publicado
2016-11-22
Cómo citar
Serpa, T., & Rocha, C. F. (2016). <b>Pedagogia da tradução baseada em <i>corpus</i>: associações entre teorias e práticas do ensino do <i>habitus</i&gt; tradutório por meio de corpora. Acta Scientiarum. Language and Culture, 38(4), 347-358. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v38i4.27920
Sección
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus