<b>Do sublime e do grotesco: a obscenidade em Hilda Hilst

  • Jo A-mi Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - CE

Resumen

Este trabalho tem por objetivo tratar da relação dialógica entre sublime e grotesco na obra A obscena Senhora D, de Hilda Hilst, tendo por base sua condição de ficção contemporânea permeada por recondicionamentos da língua em sua performance no tempo não linear. Nesse sentido, utilizou-se dos estudos sobre o sublime, como conceito histórico e filosófico-literário, nas obras de Longino, Edmund Burke, Immanuel Kant, Victor Hugo e François Lyotard. Das questões referentes às discussões sobre o grotesco e sua interlocução com os caminhos do sublime, tiveram relevante importância os trabalhos de Mikhail Bakhtin e Michel Maffesoli - na relação poético-obscena da obra, debatida em conceitos convergentes, como obscenidade, erotismo, sagrado e profano. Dessas análises, concluiu-se que, em A obscena Senhora D, o sublime e o grotesco evidenciam-se num caráter multifacetado, contraditório, interlocutório e, por isso, não excludente: sedimentando o híbrido fluxo linguístico-imagético da literatura hilstiana. 

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Jo A-mi, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - CE
Como escritora, publicou a ficção intitulada Cor Adormecida (2012). Enquanto professora-pesquisadora já trabalhou com pesquisas e projetos de extensão nas áreas de “patrimônio histórico e cultural”, “Leitura, Literatura e Ensino”, “Literatura e Artes Visuais”. É coordenadora do ATELIÊ - grupo de pesquisas e estudos interartes -, da UNILAB-CE, e, como educadora e artista visual, navega pela Literatura e linguagens artísticas contemporâneas. Completou seus estudos de doutorado na UFPE com a tese intitulada "Os risos na espiral: percursos literários hilstianos". Participou de exposições e instalações coletivas com algumas de suas pinturas e, em 2013, ganhou menção honrosa pelo conto O cabrito beija-flor, no XV Prêmio Estadual Ideal Clube de Literatura.
Publicado
2016-08-16
Cómo citar
A-mi, J. (2016). <b&gt;Do sublime e do grotesco: a obscenidade em Hilda Hilst. Acta Scientiarum. Language and Culture, 38(3), 29-299. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v38i3.31147
Sección
Literatura

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus