<b>Estratégias de subjetificação na ficção contemporânea de mulheres: exílio, migração, errância e outros deslocamentos

  • Lúcia Osana Zolin Universidade Estadual de Maringá

Resumen

O artigo pretende refletir sobre a ficção contemporânea de mulheres, frequentemente marcada por processos de deslocamentos de ordem diversa, como exílio, migração, errâncias, representados/as como estratégias de subjetificação dos sujeitos no contexto pós-moderno. A pulsão de errância, muitas vezes, é aí solicitada como parte do esforço para a (re)construção identitária de personagens (quase sempre femininas), consubstanciado no repúdio de heranças genealógicas e nacionais, as quais são substituídas por afiliações a comunidades afetivas e a territórios descentrados. Teóricos da condição exílica, sobretudo Nouss (2016), nos subsidiarão nessas reflexões.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Lúcia Osana Zolin, Universidade Estadual de Maringá

Com pós-doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Lucia Osana Zolin é professora associada do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integra o Programa de Pós-Graduação no em Letras (PLE-UEM), onde orienta e desenvolve projetos de pesquisa relacionados aos estudos de gênero e à literatura de autoria feminina brasileira. Integra o Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (GELBC) e é líder do Grupo de Estudos em Literatura de Autoria Feminina Brasileira (LAFEB).

Publicado
2018-09-04
Cómo citar
Zolin, L. O. (2018). <b&gt;Estratégias de subjetificação na ficção contemporânea de mulheres: exílio, migração, errância e outros deslocamentos. Acta Scientiarum. Language and Culture, 40(2), e41656. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i2.41656
Sección
Literatura

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus