<b>Estratégias de subjetificação na ficção contemporânea de mulheres: exílio, migração, errância e outros deslocamentos

  • Lúcia Osana Zolin Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: literatura de autoria feminina, literatura contemporânea, exiliência, subjetificação.

Resumo

O artigo pretende refletir sobre a ficção contemporânea de mulheres, frequentemente marcada por processos de deslocamentos de ordem diversa, como exílio, migração, errâncias, representados/as como estratégias de subjetificação dos sujeitos no contexto pós-moderno. A pulsão de errância, muitas vezes, é aí solicitada como parte do esforço para a (re)construção identitária de personagens (quase sempre femininas), consubstanciado no repúdio de heranças genealógicas e nacionais, as quais são substituídas por afiliações a comunidades afetivas e a territórios descentrados. Teóricos da condição exílica, sobretudo Nouss (2016), nos subsidiarão nessas reflexões.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lúcia Osana Zolin, Universidade Estadual de Maringá

Com pós-doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Lucia Osana Zolin é professora associada do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integra o Programa de Pós-Graduação no em Letras (PLE-UEM), onde orienta e desenvolve projetos de pesquisa relacionados aos estudos de gênero e à literatura de autoria feminina brasileira. Integra o Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (GELBC) e é líder do Grupo de Estudos em Literatura de Autoria Feminina Brasileira (LAFEB).

Publicado
2018-09-04
Como Citar
Zolin, L. O. (2018). <b&gt;Estratégias de subjetificação na ficção contemporânea de mulheres: exílio, migração, errância e outros deslocamentos. Acta Scientiarum. Language and Culture, 40(2), e41656. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i2.41656
Seção
Literatura

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus