Revisitando Whitney: das dimensões social e política no estudo da linguagem

  • Cristine Gorski Severo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Edair Maria Görski Universidade Federal de Santa Catarina

Resumen

Discorre-se sobre ideias do linguista norte-americano William Whitney (1827-1894), tendo em vista: (i) certo papel (não) atribuído a ele como precursor da linguística moderna; (ii) o contexto sociopolítico de suas produções; (iii) as articulações em torno da relação entre linguagem/língua, indivíduo e comunidade, instaurando a concepção da primeira como instituição humana/social; (iv) o papel político dos trabalhos de Whitney, com enfoque em sua concepção de educação e contribuições para as políticas linguísticas. A revisitação a trabalhos de Whitney é um passo importante para, por um lado, relativizar discursos genealógicos da linguística que apagam ou minimizam suas contribuições e, por outro, evidenciar a maneira como suas ideias dialogam com demandas e questões linguísticas contemporâneas. Ao darmos um passo atrás – valorizando escritos do século XIX –, podemos rever o presente de uma forma mais alargada, relativizando possíveis modismos ou avaliações apressadas sobre o que conta como ‘contemporaneidade’ nos estudos da linguagem.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Cristine Gorski Severo, Universidade Federal de Santa Catarina
Tem graduação em Letras-Inglês/Literatura e em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado e doutorado em Teoria e Análise Lingüística pela UFSC e pós-doutorado em Políticas Linguísticas pela Universidade da Pennsylvania. Tem interesse nas seguintes áreas: políticas linguísticas e estudos de variação e/ou mudança sob uma perspectiva discursiva. Tem pesquisado os temas: dimensões política e ética das políticas linguísticas em contextos coloniais e pós-coloniais de uso da língua portuguesa; Linguística Colonial; o papel dos diálogos interculturais na (re)configuração dos sujeitos. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina, é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística, membro do NDE do curso Letras-Português. Integra o GT da ANPOLL de Sociolinguística. Participa, como pesquisadora, do Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas/NUER-UFSC e do Projeto Variação Linguística na Região Sul do Brasil/Varsul-UFSC. Lidera o grupo de pesquisa Políticas Linguísticas Críticas (CNPq). Em 2017 ministrou a conferência "Uma visão panorâmica das políticas linguísticas no Brasil: construindo diálogos" no ciclo de conferências "Para uma política do idioma" realizado na Academia Brasileira de Letras (https://www.youtube.com/watch?v=FcRnB3f6ocI)
Edair Maria Görski, Universidade Federal de Santa Catarina
É graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegrete-RS (1975), com especialização em Linguística Aplicada pela PUC-RS/Uruguaiana (1976), mestrado (1985) e doutorado (1994) em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto IV (aposentada/voluntária) da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Curso de Pós-Graduação em Linguística da UFSC, nas áreas de Sociolinguística, linha de pesquisa Variação e Mudança Linguística; e Teoria e Análise Linguística, linha de pesquisa Gramática do Uso. É integrante do Núcleo Interinstitucional de Pesquisa VARSUL. Campos de interesse: gramaticalização, variacao e mudança linguística, ensino.
Publicado
2019-05-31
Cómo citar
Severo, C. G., & Görski, E. M. (2019). Revisitando Whitney: das dimensões social e política no estudo da linguagem. Acta Scientiarum. Language and Culture, 41(1), e43009. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v41i1.43009
Sección
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus