<b>Ampliando e aprofundando o estudo do nacionalismo</b> - DOI: 10.4025/actascilangcult.v31i1.5276
Resumen
Publicado pela primeira vez em 1983, Imagined Communities: Reflections on the Origin and Spread of Nationalism tornou-se leitura obrigatória para estudiosos de diferentes áreas do conhecimento. A já famosa definição de nação proposta por Benedict Anderson, “uma comunidade política imaginada – e imaginada como sendo intrinsecamente limitada e, ao mesmo tempo, soberana” –, correu o mundo em várias línguas e o livro tornou-se, nas palavras surpresas e meio irônicas de seu autor, “um manual de nível universitário”. Entre as primeiras versões estrangeiras de Imagined Communities, encontra-se a tradução do livro para o português, uma publicação da Ática, feita em 1989. Em 1991, foi publicada em inglês uma versão ampliada e revista do livro. Nessa segunda edição, além de alterações factuais e conceituais, o autor acrescenta dois novos capítulos que, segundo ele, “têm basicamente caráter de apêndices”. A presente tradução, Comunidades Imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo, de competente autoria de Denise Bottman, incorpora as alterações e acréscimos da 2ª edição em inglês, conta com uma vigorosa apresentação de Lilia Moritz Schwarcz e traz interessante posfácio, no qual Anderson discorre sobre os problemas, erros e acertos do processo tradutório.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.







6.png)






