<b>Ampliando e aprofundando o estudo do nacionalismo</b> - DOI: 10.4025/actascilangcult.v31i1.5276

  • Peonia Viana Guedes Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Résumé

Publicado pela primeira vez em 1983, Imagined Communities: Reflections on the Origin and Spread of Nationalism tornou-se leitura obrigatória para estudiosos de diferentes áreas do conhecimento. A já famosa definição de nação proposta por Benedict Anderson, “uma comunidade política imaginada – e imaginada como sendo intrinsecamente limitada e, ao mesmo tempo, soberana” –, correu o mundo em várias línguas e o livro tornou-se, nas palavras surpresas e meio irônicas de seu autor, “um manual de nível universitário”. Entre as primeiras versões estrangeiras de Imagined Communities, encontra-se a tradução do livro para o português, uma publicação da Ática, feita em 1989. Em 1991, foi publicada em inglês uma versão ampliada e revista do livro. Nessa segunda edição, além de alterações factuais e conceituais, o autor acrescenta dois novos capítulos que, segundo ele, “têm basicamente caráter de apêndices”. A presente tradução, Comunidades Imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo, de competente autoria de Denise Bottman, incorpora as alterações e acréscimos da 2ª edição em inglês, conta com uma vigorosa apresentação de Lilia Moritz Schwarcz e traz interessante posfácio, no qual Anderson discorre sobre os problemas, erros e acertos do processo tradutório.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Peonia Viana Guedes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Tem experiência de docência e pesquisa na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa, trabalhando, principalmente, com os seguintes temas: representações do sujeito feminino, estudos de gênero e etnia, literaturas pós-coloniais, literaturas pós-modernas e literatura comparada. Coordena a linha de pesquisa "A voz e o olhar do Outro: questões de gênero e/ou etnia nas literaturas de língua inglesa" no mestrado da UERJ e no GrPesq do CNPq.
Publiée
2009-03-03
Comment citer
Guedes, P. V. (2009). <b>Ampliando e aprofundando o estudo do nacionalismo</b&gt; - DOI: 10.4025/actascilangcult.v31i1.5276. Acta Scientiarum. Language and Culture, 31(1), 115-116. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v31i1.5276
Rubrique
Resenhas

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus