<b>Corpo cheiroso, corpo gostoso: unidades corporais do sujeito no discurso</b> - DOI: 10.4025/actascilangcult.v31i2.6684
Resumen
Neste trabalho busco compreender o corpo e a constituição de suas identidades, particularmente, no interior do arcabouço teórico da Análise do Discurso de linha Francesa, desenvolvida no Brasil, a partir dos postulados de Michel Foucault. Para tanto, apresento como corpora três vídeos do youtube, que servem como materialidades para se pensar a relação entre sujeitos, no que se refere ao lugar que o corpo ocupa como objeto discursivo. Dessa forma, trato do sujeito e suas práticas higieneizantes, destacando três tipos de relações do sujeito com seu corpo: primeiro, aspectos que compõem a dominação dos corpos; segundo, o corpo utilizado como forma de controle dos desejos e paixões; o terceiro, o corpo como lugares de resistência e produção de liberdade. Por fim, o corpo é abordado em suas relações de poder entre sujeitos, produzindo identidades por meio da mídia.Descargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.