Monitoria acadêmica em universidades públicas paranaenses: uma análise crítica pelo viés regimental

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um mapeamento do funcionamento da monitoria acadêmica nas instituições de ensino superior (IES) que compõem a rede Lila (Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos), do ponto de vista regimental. O Lila foi criado, em junho de 2020, como um projeto interinstitucional integrado – ensino, pesquisa e extensão –, e registrado, inicialmente, na Universidade Estadual de Londrina (UEL). O projeto tem previsto, como uma de suas ações, a realização de cursos de formação para monitores que devem atuar nas IES públicas do Paraná que integram a rede. Partindo de uma visão de monitoria como ferramenta formativa (Natário, 2001) e de letramentos acadêmico-científicos como uma singularidade de usos da língua/linguagem, em um contexto específico (Navarro, Cristovão, & Furtoso, 2021), este estudo busca subsidiar uma pesquisa maior, de natureza aplicada, cujo objetivo é desenvolver e validar um curso de formação para monitores do projeto, que articule atividades de cunho autoinstrucional com momentos de formação síncrona. Para o levantamento proposto, são analisadas as respostas a um questionário sobre o funcionamento institucional da monitoria acadêmica aplicado aos coordenadores do Lila das dez IES integrantes da rede, no momento da geração dos dados, e os documentos que regem a monitoria acadêmica nessas mesmas IES. Os resultados mostram que os documentos que normatizam a monitoria acadêmica nessas IES, de forma geral, precisam ser atualizados para dar mais flexibilidade aos projetos, a fim de que o ensino possa ser integrado à pesquisa e à extensão e a monitoria seja mais valorizada do ponto de vista formativo.

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Publicado
2024-04-17
Cómo citar
Barros, E. M. D. de, & Cristovão, V. L. L. (2024). Monitoria acadêmica em universidades públicas paranaenses: uma análise crítica pelo viés regimental. Acta Scientiarum. Language and Culture, 46(1), e67439. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v46i1.67439
Sección
Linguística

 

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