<b>Desempenhos em leitura nas séries finais de ciclo</b> - DOI: 10.4025/actascilangcult.v30i2.698

  • Cristiane Malinoski Pianaro Angelo Universidade Estadual do Centro-Oeste/ UNICENTRO, Paraná
  • Renilson José Menegassi Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual de Maringá, Paraná

Resumen

O artigo discute as práticas leitoras no ensino fundamental, tendo-se como pressuposto a concepção interacionista-discursiva de leitura. Objetiva-se apresentar um diagnóstico da competência leitora de alunos em séries finais de ciclo, atendidos no município de Irati-Paraná, a fim de contribuir com uma reflexão crítica acerca da qualidade de leitura desses alunos. Para tanto, descrevem-se e analisam-se questionários de leitura aplicados a alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental . Os resultados apontam que a maioria dos alunos, principalmente os de classes sociais menos favorecidas, não apresenta bom desempenho na leitura. A constatação dessa realidade é preocupante, pois o mau desempenho na leitura interfere em todas as atividades curriculares, comprometendo a produção textual e o estabelecimento de relações entre os conteúdos aprendidos. Palavras-chave: leitura; séries finais; ensino fundamental.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Universidade Estadual do Centro-Oeste/ UNICENTRO, Paraná
Realizou seu curso de Mestrado em Letras: Estudos Lingüísticos na Universidade Estadual de Maringá, realizando um diagnóstico de leitura nas séries finais de ciclo do ensino fundamental. Atualmente é professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste/ UNICENTRO. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: interação, leitura, produção de texto, análise lingüística, ensino-aprendizagem.
Renilson José Menegassi, Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual de Maringá, Paraná
Relizou seu curso de Mestrado em Lingüística na Universidade Federal de Santa Catarina, investigando os processos de leitura em sala de aula. No curso de Doutorado em Letras, realizado na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis), investigou os processos de revisão e reescrita em textos de alunos do curso de Letras. Sua linha de pesquisa é a do Ensino e Aprendizagem de Línguas, enfatizando-se a leitura e a escrita em situação de ensino. Coordena o Grupo de Pesquisa Interação e Escrita no Ensino e Aprendizagem (UEM/CNPq), cuja página eletrônica apresenta toda sua produção, assim como a dos membros do grupo: www.escrita.uem.br. Atua na graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá e no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição. É, também, membro do Comitê Assessor de Lingüística e Letras da Fundação Araucária, no estado do Paraná
Publicado
2008-12-15
Cómo citar
Angelo, C. M. P., & Menegassi, R. J. (2008). <b>Desempenhos em leitura nas séries finais de ciclo</b&gt; - DOI: 10.4025/actascilangcult.v30i2.698. Acta Scientiarum. Language and Culture, 30(2), 129-137. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v30i2.698
Sección
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus