<b>Trabalhar com gêneros ou ensinar gramática? Entre a tradição e a inovação nas aulas de língua portuguesa</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i2.13695

  • Dorotea Frank Kersch Universidade do Vale do Rio Sinos
  • Laura Remus Moraes Universidade do Vale do Rio Sinos

Résumé

Este artigo apresenta uma reflexão a partir da análise de duas aulas de Língua Portuguesa de uma 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no interior do Rio Grande do Sul. Objetivamos analisar as ações da professora e suas reações e de seus alunos em duas aulas: uma mais tradicional e outra caracterizada como inovadora. A pesquisa, de cunho etnográfico, caracteriza-se como estudo de caso de natureza qualitativo-interpretativista. Para a geração dos dados, utilizamos diversos procedimentos: gravação em áudio e em vídeo e anotações de campo. Na aula tradicional, a professora segue os exercícios de um livro didático; já na aula inovadora, ao trabalhar com gêneros textuais, ela cria um ambiente em que os alunos interagem de forma mais espontânea e mais rica, e juntos constroem conhecimento. Nessa aula, os alunos foram convidados a participar ativamente e seus conhecimentos de mundo foram mobilizados. Um trabalho nessa direção parece promover uma aprendizagem mais proveitosa da língua portuguesa.

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Publiée
2011-08-08
Comment citer
Kersch, D. F., & Moraes, L. R. (2011). <b>Trabalhar com gêneros ou ensinar gramática? Entre a tradição e a inovação nas aulas de língua portuguesa</b&gt; - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i2.13695. Acta Scientiarum. Language and Culture, 33(2), 293-302. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v33i2.13695
Rubrique
Linguistique

 

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