<b>Trabalhar com gêneros ou ensinar gramática? Entre a tradição e a inovação nas aulas de língua portuguesa</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i2.13695
Résumé
Este artigo apresenta uma reflexão a partir da análise de duas aulas de Língua Portuguesa de uma 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no interior do Rio Grande do Sul. Objetivamos analisar as ações da professora e suas reações e de seus alunos em duas aulas: uma mais tradicional e outra caracterizada como inovadora. A pesquisa, de cunho etnográfico, caracteriza-se como estudo de caso de natureza qualitativo-interpretativista. Para a geração dos dados, utilizamos diversos procedimentos: gravação em áudio e em vídeo e anotações de campo. Na aula tradicional, a professora segue os exercícios de um livro didático; já na aula inovadora, ao trabalhar com gêneros textuais, ela cria um ambiente em que os alunos interagem de forma mais espontânea e mais rica, e juntos constroem conhecimento. Nessa aula, os alunos foram convidados a participar ativamente e seus conhecimentos de mundo foram mobilizados. Um trabalho nessa direção parece promover uma aprendizagem mais proveitosa da língua portuguesa.Téléchargements
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.