<b>Fenômenos variáveis e variantes líquidas produzidas no ataque complexo</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v35i2.15639
Résumé
O rotacismo é um processo de alternância entre as consoantes líquidas, lateral e rótico, no ambiente de ataque complexo, como a realização de ‘plano’ ou ‘prano’. É um fenômeno antigo e produtivo na língua portuguesa tradicionalmente descrito como a troca categórica de um som lateral por um tepe. No entanto, os resultados de uma análise acústica do fenômeno mostram a ocorrência de três variantes róticas em sua realização e não apenas do tepe, além da ocorrência de róticos lateralizados, sons intermediários aos laterais e róticos já observados em outras línguas. O exame dos detalhes fonéticos pertinentes à realização do rotacismo, propiciado pela análise acústica de suas ocorrências, atesta o seu caráter gradiente.
Téléchargements
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.