<b>Uma catarse no espelho: <i>Os cus de Judas</i>, de António Lobo Antunes

  • Neiva Kampff Garcia Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: discurso histórico, discurso ficcional, guerra colonial

Resumo

O romance Os cus de Judas, de António Lobo Antunes, publicado em 1979, integra uma trilogia com Memória de elefante ([1979] 2009) e Conhecimento do inferno ([1980] 2006), a que o autor designa com ‘ciclo de aprendizagem’, que desmistifica, na ficção, os relatos oficiais sobre a guerra colonial numa elaboração autobiográfica. Tratando da guerra colonial africana, da sociedade portuguesa da época e da alienação vigente sobre os acontecimentos africanos, bem como do silenciamento omisso entre as classes mais bem situadas, a narrativa de um retornado é dada a conhecer pela rememoração autorreflexiva. Nesse processo, conduzido pelo narrador antuniano, constitui-se uma catarse diante do espelho protagonizada por um médico psiquiatra que fala de si, em si e por si mesmo desde o tempo da infância até o presente. É dessa impactante e vigorosa escrita que introduz uma nova perspectiva nas letras portuguesas no período histórico do pós 25 de abril que tratamos neste artigo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Neiva Kampff Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Letras com Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutoranda em Estudos de Literatura, na especialidade de Literaturas Portuguesa e Luso-Africanas, do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma universidade. Bolsista CNPq.

Publicado
2014-08-25
Como Citar
Garcia, N. K. (2014). <b>Uma catarse no espelho: <i>Os cus de Judas</i&gt;, de António Lobo Antunes. Acta Scientiarum. Language and Culture, 36(3), 325-333. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v36i3.21260
Seção
Literatura

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus